• Carregando...
Evento acontece no prédio histórico da UFPR | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Evento acontece no prédio histórico da UFPR| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
 |

A celebração dos 99 anos

Douglas Fróis/Divulgação UFPR

A partir das 19 horas desta segunda-feira (19), a Praça Santos Andrade se torna palco da comemoração oficial dos 99 anos da UFPR. Durante a cerimônia serão homenageados o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, professores e alunos. A sessão solene do Conselho Universitário (Coun) será presidida pelo reitor Zaki Akel Sobrinho. Um relógio digital, instalado em frente ao prédio central, também será ativado, dando início à contagem regressiva para os 100 anos da instituição. A celebração será encerrada com uma apresentação do Coral da UFPR nas janelas do Prédio Histórico e com uma queima de fogos de artifício.

 |

Lugar privilegiado

Rodrigo Juste Duarte/ Gazeta do Povo

"A UFPR ocupa um lugar privilegiado no coração dos paranaenses. A lembrança mais antiga [eu devia ter uns 6 anos] é uma manifestação estudantil na escadaria do edifício central. Era o começo da noite e os estudantes seguravam velas. Uma cena inesquecível! Calouro de Direito, subi a mesma escadaria em 1969 para ter preciosas aulas de cidadania com os gestos de resistência à ditadura expressos na corajosa atitude de professores e nas ações do nosso Centro Acadêmico. Em 1974, me tornei professor. Durante 32 anos vivi o cotidiano da instituição, ensinando, pesquisando e me envolvendo nas questões políticas e administrativas. Fui reitor, fato de que muito me orgulho por ter podido servir a esta valiosa realização, quase centenária, do Paraná."

Carlos Alberto Faraco, reitor entre 1990 e 1994, linguista e professor entre 1974 e 2006.

 |

O saber como forma de emoção

Rodrigo Juste Duarte/ Gazeta do Povo

"Uma das vivências mais marcantes na lembrança de quem ingressa na universidade é o impacto do primeiro contato com a instituição. No meu primeiro dia de aula no curso de História, em março de 1986, a ‘aula inaugural’ havia sido incumbida à decana do departamento, professora Cecilia Westphalen. Ela dedicou aquela aula à memória de um grande historiador francês que havia morrido poucos meses antes: Fernand Braudel. Adolescente e imaturo intelectualmente, naturalmente pouco entendi sobre as nuances teóricas da conferência. Mas me surpreendi, ao final, com a emoção da já experiente professora, que concluiu sua fala em lágrimas, invocando a memória de um de seus mestres. Ao menos uma lição desde logo aprendi e levo a sério até hoje: o saber, além de outras tantas possíveis funções, também pode estabelecer vínculos pessoais e produzir formas de emoção."

Ricardo Marcelo Fonseca, professor desde 1994 e atual diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR.

  • Confira onde estão os câmpus da UFPR em Curitiba

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) começa nesta segunda-feira (19), aniversário de 99 anos de trajetória da instituição, as celebrações programadas pela instituição, desde janeiro de 2010, para a comemoração do seu centenário. Entre os propósitos de sua criação, em 1912, estava a tentativa de definir uma identidade para o povo paranaense. A UFPR foi além, e ao longo dos anos é inegável a sua importância para o desenvolvimento do estado.

"A UFPR tem uma contribuição muito importante para a sociedade – tanto pelo ensino como pela pesquisa e extensão, formando novos talentos e agindo como agente de transformação social. Somos a 8.ª no ranking nacional de pesquisa e temos cada vez mais alunos na graduação e na pós-graduação", diz o reitor Zaki Akel Sobrinho.

Em uma sociedade em que o conhecimento é valorizado e pauta o desenvolvimento de um país, a UFPR se destaca pelas contribuições que traz à sociedade como um todo. "O domínio do conhecimento científico e tecnológico constitui fator fundamental para a soberania de um país. Neste sentido, a produção do conhecimento e o domínio da tecnologia se colocam como temas de primeira ordem na agenda social. Daí o novo papel estratégico das universidades do qual a UFPR pode e deve liderar", afirma o ex-reitor da UFPR Carlos Roberto Antunes dos Santos.

Ele defende a necessidade fundamental de repensar a educação diante de uma nova relação entre universidade e sociedade que tenha a educação em primeiro plano. "Retoma-se assim para a universidade o papel de vanguarda indiscutível na produção e difusão do conhecimento", completa.

Inovação

Além da produção do conhecimento, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Sérgio Sheer, defende que a universidade tem como missão a formação de profissionais-cidadãos preocupados com o desenvolvimento sustentável do país. "A partir dessa missão, oferecemos cursos e a pesquisa é a produção do conhecimento. Assim como a inovação é a forma com que a universidade tem trabalhado a aproximação com a sociedade", diz.

Recentemente, a UFPR alcançou a 5.ª colocação nacional em número de pedidos de patentes. Posição importante para demonstrar o grau de desenvolvimento científico e tecnológico, além da capacidade de inovação.

Presente em quase todas as áreas

A UFPR atua em praticamente todas as áreas do conhecimento. Trabalha em 45 das 48 áreas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para 2012, está aprovada a criação dos doutorados em Ciências do Solo e em Filosofia e do mestrado em Ciência Animal. Ainda aguardam aprovação o doutorado em Design e o mestrado em Agricultura.

Esse crescimento também aparece na qualidade dos programas de pós-graduação – 21 têm conceito de excelência nacional (já o de Direito tem conceito de excelência internacional) e há a expectativa de que ao menos um terço do restante dos programas suba de conceito em 2013.

Crescimento

Quanto mais alunos, professores e cursos, maior a demanda por laboratórios, salas de aula e espaços relacionados à produção do conhecimento. "Queremos uma expansão com excelência acadêmica, sem abrir mão do padrão. Crescer requer infraestrutura e estamos em busca de mais área física", afirma o reitor Zaki Akel Sobrinho. Se verbas, nesse caso, não podem ser consideradas um problema, são os trâmites burocráticos os principais obstáculos para a liberação do dinheiro. "Isso obriga a gestão a se desdobrar em licitações e projetos de construção", afirma Scheer, que conta serem 80 as obras em andamento atualmente.

Uma das maiores novidades para o ano do centenário é o câmpus Rebouças, que deve abrigar o setor de Educação, entre outros cursos. A obra envolve a restauração do Edifício Teixeira Soares, usado para serviços de manutenção e administração da Rede Ferroviária Federal. A primeira etapa das obras está prevista para ser entregue até o fim de 2012.

>>> Você tem alguma sugestão para que a UFPR contribua ainda mais para o crescimento da sociedade? Envie o seu comentário para universidade@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]