• Carregando...
Gustavo Ioschpe defende a escola eficaz e critica o Ministro da Educação. | Jônatas Dias Lima
Gustavo Ioschpe defende a escola eficaz e critica o Ministro da Educação.| Foto: Jônatas Dias Lima

Tendo como base estatísticas e pesquisas, o economista e colunista da revista Veja Gustavo Ioschpe abriu a discussão sobre formação de professores no Sala Mundo 2011. Além de mostrar aquilo que os levantamentos apontaram como relevante e irrelevante para a aprendizagem dos alunos, Ioschpe aproveitou a oportunidade para criticar o ministro da Educação, Fernando Haddad, que esteve no evento pela manhã.

Acompanhe a cobertura completa do Sala Mundo 2011.

Entre os elementos indispensáveis para a boa formação de professores o economista elencou desde infraestrutura em ordem até qualidade nos cursos de formação continuada. Segundo ele, muitas das oportunidades de formação oferecidas hoje no Brasil acabam não surtindo nenhum efeito no rendimento dos alunos.

Ioschpe afirmou que as discussões sobre educação no Brasil são repletas de mitos e entrou em temas polêmicos ao dizer que a remuneração do professor não faz diferença para a boa aprendizagem do estudante, ou que mestrado e doutorado são irrelevantes na educação básica.

Ao falar sobre o aumento do investimento público por aluno, o economista discordou daquilo que Haddad disse na abertura do evento. "Quando se é ministro você sempre quer aumentar a verba da sua pasta, mas o fato é que não há comprovação empírica de que aumento de gasto por aluno melhore educação", afirmou.

Encerrando a noite o também economista e professor da Universidade de Stanford, Martin Carnoy, que já havia feito a palestra sobre a História da Educação pela manhã, citou algumas das iniciativas que acompanhou em Cuba e em outros países.

Evento O Sala Mundo 2011 reúne grandes nomes do Brasil e do exterior para debater temas da educação. Durante o evento os convidados apresentarão soluções pedagógicas e administrativas para o dia a dia das escolas, além de abordar assuntos importantes para a educação básica, como avaliações oficiais de aprendizagem, tecnologia educacional e formação de professores.

Ainda nesta quarta, o Sala Mundo receberá, entre outros pesquisadores, Gustavo Ioschpe, mestre em Economia pela Universidade de Yale e autor do livro A ignorância custa um mundo.

No segundo dia estarão presentes, entre outros nomes, Ricardo Semler, Ilona Becskeházy e Cláudio de Moura Castro, doutor em Economia pela Universidade de Berkeley e curador do evento. Outro convidado é o neurocientista Miguel Nicolelis, chefe do Laboratório de Neurociências da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e fundador do Instituto de Neurociência de Natal, onde são desenvolvidos projetos educacionais de ciência para estudantes de escolas públicas.

O Núcleo de Educação da Gazeta do Povo está acompanhando o evento e traz as novidades em tempo real. Em breve mais informações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]