• Carregando...

Estudantes de Medicina e Formação de Professores poderão pagar suas dívidas com o Financiamento Estudantil (Fies) com trabalho depois da formatura. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, na sexta-feira (6), durante a inauguração de quatro novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, em Linhares (ES).

Segundo Haddad, um projeto lei será enviado para o Congresso Nacional nas próximas semanas para estabelecer a nova modalidade de uso. O documento prevê que cada mês trabalhado do professor ou médico quite 1% da dívida. Assim, ainda de acordo com o ministro, a medida possibilita que estudantes que hoje temem participar do programa possam assumir a dívida com mais tranquilidade e que os sistemas de Educação e Saúde públicos ganhem novos profissionais. O prazo previsto para a quitação é de oito anos e quatro meses.

Para Haddad, com a nova lei, que deverá receber atenção especial de senadores e deputados, se amplia a oportunidade dos jovens de chegar à educação superior: pelas universidades federais, que dobraram as vagas nos vestibulares; pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), que dá bolsas integrais e parciais de 50% da mensalidade; e agora pelo Fies.

Até dia 20 de março o Fies recebe inscrições de bolsistas parciais do Prouni interessados em financiar a porcentagem restante do valor dos cursos. A ficha de inscrição está disponível na página eletrônica da Caixa Econômica Federal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]