Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Avaliação

Estudantes universitários boicotam Enade em Brasília

Com pouco mais de 30 minutos do início do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), já era grande o número de alunos que deixaram o Centro de Ensino Elefante Branco, um dos locais que concentram o maior número de inscritos em Brasília.

Os primeiros estudantes começaram a sair do local antes de completar dez minutos do início do exame. A universitária Andressa de Lima e Silva, que cursa engenharia de computação no Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), só assinou a folha da avaliação e deixou as questões em branco. Para ela, que está no início do curso, o Enade é desnecessário.

- Como não sou concluinte, acho que a prova é dispensável e só deveria ser aplicada para aqueles que estão no final do curso - disse Andressa, ao avaliar que, como aluna ingressante, não teria condições de responder às questões.

O estudante do curso de serviço social da Faculdade de Planaltina (Facplan) Benivaldo Ribeiro disse que a prova do Enade é "vazia".

- As questões não avaliam os cursos nem os estudantes.

A participação no exame é obrigatória e o aluno que não comparecer fica sem diploma ao final do curso.

Segundo o Ministério da Educação, a avaliação tem duração de quatro horas, e a permanência mínima no local de prova deveria ser de uma hora e meia. Segundo assessoria de imprensa do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enade, quem assinou a prova, mas entregou as questões em branco, não ficará sem diploma.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.