i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Ensino superior

“Cultura do cancelamento” e falta de liberdade de expressão preocupam acadêmicos

  • Por Leonardo Desideri
  • Brasília
  • 29/08/2020 21:35
universidades
Falta de liberdade de expressão em universidades se tornou preocupação de intelectuais brasileiros.| Foto: Paulo Pinto/Agência PT

A liberdade de expressão está sob ataque nas universidades. Por um lado, há uma inquietação crescente quanto à dificuldade de se discutir ideias que fujam do consenso dominante, sobretudo na área de humanidades, em que a cultura do cancelamento fica cada vez mais implacável. Por outro, o negacionismo científico e o anti-intelectualismo buscam esvaziar a legitimidade do discurso acadêmico. Não por acaso, o problema da liberdade de expressão acadêmica tem ganhado foco nas últimas semanas.

Um manifesto de intelectuais e artistas de diversos países pela liberdade de expressão e contra a cultura do cancelamento foi publicado pela revista norte-americana Harper’s no começo de julho e ganhou repercussão mundial nas últimas semanas. O documento inspirou versões em alguns países.

Na Espanha, uma carta no mesmo estilo contou com a assinatura de intelectuais como o escritor peruano Mario Vargas Llosa. No Brasil, no começo de agosto, intelectuais, cientistas e acadêmicos assinaram um manifesto pela liberdade de expressão nas universidades.

“No caso da universidade, é preciso que ela seja o palco do diálogo, o campo da livre manifestação de ideias e atue com a sabedoria restauradora das possíveis fraturas existentes”, diz a carta brasileira. Os autores defendem que a busca da verdade “seja um valor que possa ser defendido e exercido por todos os componentes da academia, sem cerceamentos, sem medos nem receios diante das mais variadas opiniões, mesmo que sejam opostas ou contrárias a certas concepções dominantes”.

Na semana passada, de 19 a 21 de agosto, a Associação de Direito de Família e das Sucessões (Adfas) promoveu um congresso sobre liberdade de expressão acadêmica. "Estamos muito preocupados com o cerceamento que vem ocorrendo quanto à liberdade de nossa expressão sobre a família, entre outros temas relevantes, nas academias de Direito do Brasil e de outros países", afirmou à Gazeta do Povo Regina Beatriz Tavares da Silva, presidente da Adfas.

Consensos estabelecidos barram a liberdade de expressão

Um dos signatários do manifesto de intelectuais brasileiros pela liberdade de expressão é André Magnelli, fundador do Ateliê de Humanidades e doutor em sociologia pelo IESP-UERJ. Para ele, há “uma expectativa de que as pessoas se adaptem ao senso comum acadêmico estabelecido, sobretudo na área de humanas”, o que prejudica o trabalho intelectual, e o manifesto tenta apontar isso.

“O ofício do intelectual, do acadêmico, do trabalho próprio de uma universidade, é de compromisso com a verdade, com uma concepção universal de conhecimento, de debate, de análise, de crítica, de reflexão normativa… Diversos compromissos do intelectual e do acadêmico acabam sendo tosados por certos consensos estabelecidos no ambiente acadêmico”, diz.

Victor Sales Pinheiro, doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), tem estudado o tema da liberdade de expressão e já sofreu ele próprio o ataque de um desses consensos estabelecidos.

Em 2018, a dissertação de uma orientanda sua, Dienny Riker, foi alvo de um movimento estudantil e de comunidades LGBT quando a defesa da tese já tinha data marcada. O grupo tentou evitar que a defesa acontecesse. O trabalho abordava o casamento segundo a teoria da lei natural do filósofo John Finnis, professor emérito de Oxford.

“Foi uma tentativa de censura prévia de um trabalho inédito, que não tinha sequer sido publicado. Ou seja, tentaram silenciar a minha orientanda sem ter lido o que ela escreveu, num ato de desonestidade intelectual patente. Como é notório que John Finnis defende o casamento conjugal, fundamento da família reprodutiva, tentou-se impedi-la de concluir a sua pesquisa de filosofia do direito”, explica Pinheiro.

“Houve manifestações e ameaças contra ela e contra mim, antes, durante e depois do processo, mas não passou disso. O direito dela de liberdade acadêmica prevaleceu, sem que ela precisasse acionar o Poder Judiciário. Hoje ela é mestre e doutoranda no mesmo programa, ainda sob a minha orientação”, afirma.

Ele considera que o efeito do episódio foi “muito positivo”, porque o fato ganhou repercussão nacional, e o trabalho acabou ganhando mais notoriedade. Para Pinheiro, é comum na academia, hoje, que se taxem ideias divergentes de ideológicas e anticientíficas, e há uma censura prévia em relação a certos autores, teses ou opiniões que fogem do consenso.

“A pesquisa acadêmica sempre se baseia em certas premissas consideradas consensuais na comunidade científica. Quando esses pressupostos são abalados, no contexto do pluralismo epistemológico, os pesquisadores passam a desconfiar que o trabalho dos outros não é mais ‘científico’, mas ideológico”, diz.

Falta de liberdade na academia atinge até pesquisa sobre a liberdade de expressão acadêmica

Pedro Damazio, graduado em Comunicação Social e mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tem a liberdade de expressão acadêmica como foco de suas pesquisas atuais. Segundo ele, trata-se de “uma área de pesquisa totalmente nova no Brasil em termos acadêmicos”.

“Tudo o que a gente tem aqui no Brasil, infelizmente, são relatos isolados, anedotas. O que a gente sabe é que existe um problema de liberdade de expressão na academia. Tem muita gente que reclama disso. Agora, qual é a escala do problema, qual é o tamanho, quais são as causas, as soluções possíveis? Tem muita pesquisa para ser feita”, diz.

Para ele, um dos motivos dessa carência pode ser o fato de que o tema não é bem-vindo nas universidades. “Por que esse é um assunto tão pouco explorado, se é um assunto de que todo o mundo fala? Fui descobrindo que, de fato, esse é um dos assuntos proibidos da academia. Já tive a experiência de tentar organizar uma palestra sobre esse assunto – e, para isso, eu precisava do apoio de algum professor titular da universidade – e os professores se recusarem a dar apoio porque não queriam ser associados a esse tipo de pesquisa, porque poderia dar a impressão de que a academia é ideologicamente dominada por um viés político.”

A falta de liberdade para se investigar qualquer tema, sem constrangimentos por parte da universidade, foi uma das coisas que despertou o interesse de Damazio nesse campo de pesquisa. “Como pode um ambiente cuja função principal é discutir ideias e, através dessa discussão, produzir conhecimento e fornecer um espaço para o embate de teorias, para ver quais são as mais válidas… Como pode esse ambiente não estar proporcionando isso? Não seria justamente esse o ambiente para se fazer isso?”, questiona.

A liberdade de expressão é “de direita”?

Nos departamentos de humanidades de algumas universidades, professores têm torcido o nariz para o tema da liberdade de expressão, justamente porque ele está cada vez mais vinculado a posições consideradas “de direita”. Do ponto de vista histórico, a guinada é surpreendente.

“É curioso que certa esquerda que na tradição da luta contra ditaduras colocou-se como uma porta-voz das liberdades, inclusive a de expressão, hoje em dia se deslocou, por vários fatores”, diz André Magnelli.

Para Damazio, a etiqueta “de direita” que foi colocada no tema da liberdade de expressão levanta “uma barreira imensa para a discussão, porque você já é associado a um campo político”. “É muito sensível introduzir esse tópico”, diz.

Essa crescente falta de interesse de setores progressistas pela liberdade de expressão, segundo ele, pode ser prejudicial para os próprios progressistas, que não passarão por aquilo que o psicólogo norte-americano Jonathan Haidt chama de "desconfirmação institucionalizada” – isto é, a prova de fogo da opinião contrária, que permite entender melhor o outro lado e aperfeiçoar os argumentos para superá-lo.

“Toda vez que você avança uma ideia na academia, é obrigação dos seus pares procurar as falhas, os equívocos, as simplificações dessa ideia. Só isso vai forçar você a construir o argumento mais forte possível para a sua ideia. Se você não tem isso, se não tem contestações a suas ideias, o risco é não ter mais controle de qualidade em relação às ideias que surgem”, diz Damazio.

O processo da desconfirmação institucionalizada, segundo ele, passa por admitir nas universidades até mesmo a discussão de ideias consideradas repugnantes. “Se você não permite que ideias terríveis, absurdas, completamente equivocadas, se expressem da maneira mais coerente, eloquente, logicamente construída possível, se você não permite que essas ideias se construam, como você vai saber refutar essas ideias mais tarde? A academia oferece um ambiente seguro para discutir ideias antes de elas saírem por aí no mundo.”

“Autoritarismo da subjetividade” e “narcisismo de massas” comprometem liberdade acadêmica, diz pesquisador

Para Magnelli, a privação da liberdade de expressão nas universidades “é um problema pré-redes sociais, mas que na cultura das redes sociais, de cancelamento, de rotulação, de identitarismo – tanto de esquerda quanto de direita – se torna ainda mais agudo”.

Esses novos fenômenos acabam facilitando, segundo o sociólogo, uma autocensura gerada pela “tirania da opinião pública” – certas visões de mundo não podem mais sair do âmbito privado.

Ele pondera, contudo, que há também o risco de transformar a liberdade de expressão em um valor absoluto.

“Liberdade de expressão não é falar o que dá na telha, dizer o que se quer. Você pode fazer isso emitindo uma opinião privada, mas, num ambiente acadêmico, existe o compromisso com o saber, com a formação. Senão, abre-se campo para negacionismos, anti-intelectualismos, irracionalismos e tudo mais”, diz.

“É evidente que, quando eu falo isso, estou pensando muito em certos tipos de movimentos de extrema-direita no Brasil e no mundo que têm características negacionistas, e isso é um perigo para a democracia e os valores civilizacionais. Isso pode ser feito por qualquer linha ideológica como uma forma de destruir valores, mesmo que se fale em nome de valores conservadores”, acrescenta Magnelli.

Para lutar por uma liberdade de expressão autêntica nas universidades, é necessário, segundo ele, compartilhar o compromisso com a verdade, com a busca de entender o mundo e com os valores normativos comuns do ambiente acadêmico. “A defesa da liberdade de expressão tem que vir junto com uma defesa do trabalho da cultura, do trabalho do saber”, afirma o pesquisador.

Ele reconhece que “existe uma crise efetiva da vida universitária” e que “a universidade foi desconstruída, nos últimos 20, 30 anos, por uma série de problemas que fez com que a própria ideia de universidade tenha ido, em parte, para o espaço”. Afirma, no entanto, que “muitas das pessoas que estão criticando o mundo universitário estão expressando apenas a sua profunda ignorância sobre as universidades” e “vomitando preconceitos”. “Isso às vezes é marcado muito grandemente por uma cultura de ressentimento muito forte”, observa.

Uma solução autêntica para o problema da liberdade de expressão acadêmica, segundo Magnelli, também passa por “ter o princípio de caridade de tentar entender o que a outra pessoa está falando e não somente querer eliminá-la, ou combatê-la, ou tomá-la como inimiga”.

O professor enxerga, nas últimas décadas, um foco em modelos de educação que servem para “formar pessoas para que sejam meras trabalhadoras voltadas para o mundo útil” ou “pessoas simplesmente voltadas para seus próprios interesses”. “Vivemos um narcisismo de massas, uma concepção de ‘a cada um a sua verdade, a cada um a sua moral’. A sociedade perde uma consistência própria. É uma falta de educação para ideais de sociedade que construam pontos de vista comuns”, afirma.

Esse “autoritarismo da subjetividade”, como define Magnelli, limita o espaço para a liberdade de expressão nas universidades, já que a luta por fazer prevalecer as próprias opiniões fica acima da busca autêntica do saber.

“Tem que se repensar a educação, no sentido amplo do termo. Não é somente a escola. Tem que se repensar a cultura. O que é se tornar um ser humano cidadão em uma sociedade complexa como a nossa? É possível organizar uma sociedade baseada em indivíduos autorreferentes, baseados em si mesmos e na busca de maximizar seus resultados, sua felicidade, que ficam na expectativa de que os outros lhes deem o reconhecimento devido? Não dá para construir uma sociedade com base somente nisso”, observa o professor.

“De um lado, faltam ideais transcendentais, de transcendência do indivíduo em relação a si mesmo e, de outro lado, é necessário que se tenha uma concepção mais científica das coisas, de apreço pela experimentação e pela curiosidade científica. Essas questões são importantes para sair dessa cultura de que a gente está falando aqui, em que avança o anti-intelectualismo, avançam o mero combate e a mentalidade autoritária.”

52 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 52 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    Saber é poder

    ± 0 minutos

    No mestrado, um "colega" confessou que só conseguiu o primeiro lugar da Bolsa acadêmica porque ele ia direto no apartamento do "Doutor doutrinador orientador" para fazer bacanais, fumar maconha, cheirar, beber tudo que podia e...obviamente, fazer a Tese dentro da linha ideológica imposta. E o ****** aqui virando madrugadas a estudar honestamente. Graças a Deus, larguei esse lixo e agora me dedico a denunciar essa bandidagem e a educar meu filho. Guardo otimismo de que isso um dia vai acabar - mas precisamos seguir o caminho do bem e abrir nossas bocas. Façam um printscreen desse comentário, pois sei que um drogadão qualquer vai querer me censurar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • S

      salcutrim

      ± 5 minutos

      Isso é facil de entender. A universidade (publica) brasileira é dominada por ideias esquerdistas. Segundo Dennis Prager, o esquerdismo é a ideologia mais perigosa dos ultimos 100 anos. Na arte, o esquerdismo choca e nao admira a beleza e o valor do ser humano. Nas universidades que nasceram pra buscar excelencia, eles pregam diversidade. Na familia, eles pregam a negação da tradicional. Eles so destroem, nao constroem nada. Nao deixam nda no lugar. O alvo esquerdista é o caos e não a ordem.Entao, ai esta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        João Teixeira Pires

        ± 5 horas

        A instituição "Universidade" sofreu um processo de mutação. A universidade pública foi tomada pelo viés esquerdista, avesso aos espaços de discussão civilizados. A universidade privada rendeu-se à lógica do lucro e, com isso, colocou em segundo plano valores fundamentais ligados a busca da verdade. Mutação de uma instituição significa uma mudança de princípios e valores. É de tudo isso que se trata!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Mirtão

          ± 6 horas

          Desde que sem o viés ideológico esquerdista; tudo bem.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • S

            Sérgio Guerra

            ± 9 horas

            Blz digamos que vcs intelectuais estão sob mordaça. Quem é o.culpado e qual sua opinião para vcs serem desamordacados? Não li em sua extensa matéria o baseado em maconha e a esquerdopatia reinante nas universidades.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • S

              Saber é poder

              ± 15 minutos

              Sérgio, ótimo comentário. Chegou a hora de denunciarmos a podralhada que acontece nas universidades. Leiam os últimos editais para professores federais: a ditadura marxista é descarada. "Orientadores" fazendo bacanais com seus orientandos, em seu próprios apartamentos, regados a psicotrópicos. "Doutores da doutrinação" sendo corrigidos por estudantes conservadores sérios - e devolvendo a massiva risada ignorante da Trácia, com sua máscara do demônio. Basta!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • D

            Decio mango

            ± 17 horas

            A questao e simples.. para nossos pseudointelectuais e ativistas universitarios da mamata as universidades viraram antros de desocupados e apdeutas de quinta categoria...e se voce que tenta fazer um trabalho serio que tenha pelo menos algum sentido logico e que sirva para alguma coisa...vc cai no discuros de odio...sim se vc falar, ou escrever qualquer coisa que nao esteja dentro desta cartilha ideologica ou divergir deste pensamento nefasto..sera rotulado com todos os adjetivos que hoje viraram moda para significar o que estes debeis mentais sao... fascistas..genocidas...bla ba bla..

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Antonio Cousseau

              ± 19 horas

              PARECE QUE O NOBRE JORNALISTA DESCONHECE E SE SABE NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA O PURO APARELHAMENTO PARTIDÁRIO COMUNISTA E IDEOLÓGICO QUE ESTÁ FAZEM DÉCADAS E DÉCADAS NAS UNIVERSIDADES, QUE CURAIS DO ATRASO, TANTO QUE ESTAMOS NOS ÚLTIMOS LUGARES NO PLANETA?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • B

                Bernardo Andrade

                ± 20 horas

                Federais estão dominadas pela esquerda intolerante. Foco em saúde, exatas, engenharias e agrárias diminuiria o efeito nocivo da ideologia na educação superio. Quem tem que publicar em periódicos internacionais competitivos, gerenciar pesquisas complexas e laboratórios caros pode até ser de esquerda ou direita mas não tem tanto tempo para fazer politicagem na universidade. Humanas, infelizmente, é um ambiente tóxico para quem não segue a cartilha.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  Luciano

                  ± 1 dias

                  Há liberdade de expressão dentro das universidades públicas. Mas o ambiente predominante é sim de esquerda, onde paira o cinismo do ambiente plural. É plural, mas a um custo elevado de resistência por parte de quem não é progressista. Quando as sementes marxistas foram plantadas, ainda havia algum debate. Porém, no ambiente acadêmico tem se perdido a capacidade de fazer confronto de ideias. Raramente há debates, porque quando há discordância, começam os ataques pessoais.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Ren Wysocki

                    ± 1 dias

                    Na verdade a hegemonia de esquerda faz a Censura violenta na universidade. Qualquer valor conservador é entendido como ameaça a esquerda liberal. Por isso morrem de medo da pluralidade de ideias.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • E

                      Eduardo Prestes

                      ± 1 dias

                      O problema é a esquerda, os marxistas... Os dogmas esquerdistas são incompatíveis com liberdade. Se levado a sério, o marxismo sempre acaba em tirania, miséria e, por vezes, campos de concentração, trabalho escravo e genocídio. Essa porcaria precisa ser combatida sem trégua. E vale lembrar, TODOS os movimentos políticos totalitários (fascismo, socialismo, nazismo, comunismo) foram criados nas universidades, por acadêmicos e alunos doutrinados. O ovo da serpente sempre é gerado nas universidades, a história mostra isso. No Brasil, é onde o extremismo tem raízes.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luiz Americo Lisboa Junior

                        ± 1 dias

                        O atual momento histórico que o Brasil está vivendo é virtuoso porque o país passa por uma grande revisão de um dos maiores equívocos promovidos por décadas nas universidades, a do pensamento único, a médio e longo prazos essa atitude jogaria a educação do país no abismo, porque não se sustentaria, já que a pluralidade e o respeito ao contraditório são fundamentos basilares para o crescimento intelectual. A academia vai pagar um preço muito alto por essa insensatez, mas saíra saneada, mais forte e teremos uma geração mais saudável, democrática e lúcida.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • S

                          Somente Verdades

                          ± 4 horas

                          Só discordo quanto a parte em que vc diz que a academia vai pagar um preço muito alto, essa conta já chegou e toda a sociedade está pagando, com uma geração de militantes analfabetos funcionais saídos das universidades, outra no forno, que em nada contribuem para o desenvolvimento da nação, muito pelo contrário, e que vão tornar muito mais difícil e custosa a reconstrução do nosso país.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Allan Silva

                        ± 1 dias

                        Quem não está atento até acha que há uma preocupação genuína quanto a liberdade de expressão. Perceberam que estão perdendo espaço, tentam fazer um mea-culpa de fachada mas indicam que a direita possui idéias negacionistas e anti-científicas. Este artigo só mostra mais uma vez a hipocrisia da academia. A academia não quer liberdade de expressão pq eh baseada em ideias progressistas que não resistem fora das salas de aula. Sabem disso e por isso não querem colocar tais idéias em cheque. Sabem que são facilmente derrubadas com argumentos simples e diretos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Estela Dal Pont

                          ± 1 dias

                          Ele fala que a culpa é da extrema direita, e a extrema esquerda que quer impor pela força suas ideias vazias, sem nenhum embasamento enquanto seus autores, pseudo intelectuais, se divertem em suas coberturas no Leblon, tomando whisky importado, vestindo suas roupas de grife, discutindo quanto da verba pública irá para os seus bolsos? Então por favor, vamos deixar esse blá-blá-blá fantasioso e falar sobre realidade.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Antonio Carlos Hoff

                            ± 1 dias

                            Toda esquerda só fala em liberdade de expressão para tomar o poder de alguma coisa. Depois de conseguido o que menos existe é liberdade de expressão. Foi o que aconteceu na universidade. A esquerda vive de construir muros que eliminam a liberdade de expressão. É muito simples para quem pensa.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Flavio Teixeira

                              ± 1 dias

                              Não acho que exista falta de liberdade de expressão. O que ocorre hoje, em quase tudo que é “público” é o excesso (se é que podemos dizer assim) de libertinagem. Essa massa minoritária que se acha dona da verdade, e adepta da vadiagem (ficam décadas estudando humanas e outras inutilidades), ocupando espaço de outros que até poderiam resultar em profissionais decentes, faz o que bem entende nas universidades. Greves, bloqueios, sujeira, aberracões, “mostras de artes” e outras barbaridades fazem parte de seu cotidiano. E as autoridades fazem de conta que tudo isto é normal, com medo da reação da imprensa esquerdista. Estamos nos encaminhando a passos largos para a extinção do ensino superior.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              3 Respostas
                              • M

                                Maquiavel

                                ± 1 dias

                                Já viu alguma coisa pública que preste; banheiro público (eca...), transporte público, serviço público, saúde pública, ensino público...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Marco Antonio Severo de Souza

                                ± 1 dias

                                Flavio Teixeira: Deus te ouça!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Flavio Teixeira

                                ± 1 dias

                                Extinção do ensino superior público.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luiz

                              ± 1 dias

                              Ótimo abordar este assunto, intimamente interligado à nossa natureza humana ... dele dependem os rumos de nosso futuro como humanidade .. como conviver com as inevitáveis diferenças entre as pessoas de modo racional, controlando as nossas emoções e sentimentos ? Os próprios comentários aqui colocados mostram como esta é uma tarefa muito difícil ... será que algum dia alcançaremos a harmonia entre as diferenças ?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Pedro Zanoni

                                ± 1 dias

                                LIBERDADE DE EXPRESSAO ... COM RESPONSABILIDADE DE EXPRESSSAO>>>>NAO SE ESQUECAM

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • E

                                  Eduardo Prestes

                                  ± 1 dias

                                  Ou é liberdade total, ou não é liberdade.,Argumentos ruins são destruídos e desmoralizados no debate. Calúnia, injúria e difamação são crimes previstos, mas que necessitam uma vítima concreta (com nome e RG) e um prejuízo verificável.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luiz

                                ± 1 dias

                                A Escola de Frankfurt, o marxismo cultural, e o politicamente correto como ferramenta de controle No cerne da Escola de Frankfurt está a ideia de que o pensamento pode ser controlado por meio da imposição da doutrina do "politicamente correto". A base desta ideia é o polilogismo marxista, o qual dizia que diferentes grupos de pessoas possuem diferentes modos de pensamento e seguem diferentes tipos de lógica. https://www.mises.org.br/article/2401/a-escola-de-frankfurt-o-marxismo-cultural-e-o-politicamente-correto-como-ferramenta-de-controle

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Francisco

                                  ± 1 dias

                                  Esta carta muito mal quando fala em “restaurar as fraturas”. Conflita intrinsecamente com a liberdade de opinião. As fraturas não devem ser restauradas, devem ser entendidas e respeitadaspara que um convívio possa acontecer em harmonia. Há um ato falho nesta carta, que revela a busca do pensamento único das esquerdas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luiz

                                    ± 1 dias

                                    O marxismo cultural e o politicamente correto contra o povo - quem vence? Os marxistas culturais, desta maneira, empurram a sociedade moralmente para uma crise de identidade por meio dos falsos padrões criados por uma ética hipócrita. O objetivo não mais é a "ditadura do proletariado" — pois este projeto fracassou —, mas sim a "ditadura do politicamente correto", cuja autoridade suprema está nas mãos dos marxistas culturais. https://www.mises.org.br/article/2953/o-marxismo-cultural-e-o-politicamente-correto-contra-o-povo--quem-vence

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Luiz

                                      ± 1 dias

                                      O politicamente correto ataca um direito humano básico: a liberdade de pensamento e de expressão.A liberdade de expressão é o mecanismo por meio do qual a sociedade evoluiu. No geral, se você é de esquerda e defende censura e punição àquilo que você considera "discurso de ódio da direita", você está apenas defendendo o privilégio da sua seita de abolir a expressão das idéias alheias. E vice-versa. A universalidade da liberdade de expressão não existe para proteger aquilo que nos agrada, mas sim para proteger da censura aquilo que nos ofende. https://www.mises.org.br/article/2866/o-politicamente-correto-ataca-um-direito-humano-basico-a-liberdade-de-pensamento-e-de-expressao

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Luiz

                                        ± 1 dias

                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Marco Antonio Severo de Souza

                                          ± 1 dias

                                          Pode ser impressão minha, mas o professor reclamante tenta jogar a culpa na direita pelo que os esquerdistas fizeram. Acho que quem está certo é o Constantino quando afirma que eles estão assustados com o monstro que eles criaram e que agora está se voltando contra o criador. A cultura do cancelamento é uma criação universitária de esquerda que, agora sem controle, ataca todo mundo. Enquanto os cancelados eram os outros, tudo bem, né?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • N

                                            Nm

                                            ± 1 dias

                                            O estudante não tem a consciencia de que a universidade lhe dá uma ferramenta para exercer sua profissão, e se mete com ideologias que de nada vão server para sua sobrevivencia. Há profissionais que saem da Univerisidade com diploma, mas na verdade não sabem o básico de sua profissão! Esse é o resultado da falta de autoridade dos Reitores, falta de policiamento dentre das escolas para evitar o uso de droga, e FALTA PRINCIPALMENTE A VONTADE DE ESTUDAR!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              MARCIO HOFMEISTER

                                              ± 1 dias

                                              Criar desinformação, criar perfis falsos que monitoram notícias para as distorcer, disseminar símbolos racistas (como aquela idiotice do copo de leite), negar a crise ambiental, fomentar a violência física ou moral, nada disso pode ser legitimado pela distorção do conceito do que é liberdade de expressão. Essa conversa de que os ideais progressistas são uma tentativa de implantar o comunismo, de que as pessoas que defendem os direitos sociais são maconheiros, isso é uma baixaria da qual vocês deveriam se envergonhar, caso fossem pessoas minimamente razoáveis. Vivemos uma epidemia de obscurantismo e isso não nos conduz ao refinamento civilizatório.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • M

                                                Maquiavel

                                                ± 1 dias

                                                Será??...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Luca

                                              ± 1 dias

                                              A esquerda não aceita de jeito algum o debate, tem medo de questionamentos sobre seus ideais, e deseja impor a sua verdade a força, simples assim. Quem aqui que não é de esquerda nem de direita que já não teve medo de expressar sua opinião pq esses malditos “neo intelectuais” usam o artifício da agressão verbal sem fundamento só pra te constranger

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • W

                                                walmir rosário

                                                ± 1 dias

                                                Se a universidade é publica, portanto de todos e não de exclusividade dos comunistas. Equação simples. Mas me digam: qual é a democracia no comunismo?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • E

                                                  Eduardo Prestes

                                                  ± 1 dias

                                                  Nenhuma democracia... A esquerda sonha com uma ditadura para chamar de sua... Amam Cuba e Venezuela, é o projeto deles para o Brasil...

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • T

                                                Tarcísio Gomes de Paula Pessôa

                                                ± 1 dias

                                                Á excelência universitária quase foi dizimada pela estupidez ideológica, patrocinada pela quadrilha criminosa que se apoderou do país por 22 anos. A volta da verdadeira dialética, do contraditório, da produção científica apartada do negacionismo tribal, demandará mudanças urgentes em toda rede de administração universitária, passando primordialmente pela troca do atual quadro de Reitores.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Marcia

                                                  ± 1 dias

                                                  Já vi uma professora de Direito da ufrj chamar os alunos de pós-graduação de seu departamento de militantes. Imagina o tipo de intelectual que formam.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    Cidadão Brasileiro

                                                    ± 1 dias

                                                    A ferocidade de muitos comentários aqui corroboram a visão do colunista.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • M

                                                      Maquiavel

                                                      ± 1 dias

                                                      Uuuuuiiiii

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • E

                                                    Evandro

                                                    ± 1 dias

                                                    Flávio Gordon nos mostrou com “ a corrupção da inteligência “ o trabalho bem sucedido que o monopólio da verdade gramcista causou na academia. Apliquemos alguns antídotos nas universidades públicas como acabar com a estabilidade no emprego de todos os servidores ( professores, técnicos) e a reavaliação da utilidade de determinados cursos universitários com centenas de vagas/ano que só se prestam- em sua maioria- a criar essa horda zumbi de gente mal preparada , fiéis do pensamento único e da unificação da “verdade”.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Mario José Javarys

                                                      ± 1 dias

                                                      Agora que descobriram isso ?, Porém nunca é tarde para mudar, vamos em frente para acabar com isso também nas universidades e na mídia .

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • E

                                                        Eduard Fontcuberta

                                                        ± 1 dias

                                                        Isso não é de agora, há décadas as faculdades de humanas das universidades brasileiras se converteram nos quartéis-generais da KGB do pensamento alheio, cancelando ou agredindo os não alinhados com sua causa progressista. Seria muito mais honesto e transparente se assumissem de uma vez o título de faculdades de Socialismo e Comunismo

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • M

                                                          marcello r

                                                          ± 23 horas

                                                          Vamos parar de chamar a esquerda de "progressista", não existe nada mais retrógrado e arcaico que o "pensamento de esquerda", é o atraso personalizado, destrutivo e facista.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • H

                                                        Humberto B

                                                        ± 1 dias

                                                        O Motivo desse medo do debate foi explicado por Thomas Sowell. Que 1 hora de ensinamentos bem embasados em fatos, destrói anos de doutrinação.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • W

                                                          Wander

                                                          ± 1 dias

                                                          Aqui foi relatado um professor defendendo bravamente sua orientanda, que não tinha um trabalho alinhado com a "patota LGBT". Infelizmente não são raros os casos, em que o próprio orientador é também cerceador de idéias. Valendo-se da prerrogativa de "superior" impõe seus preconceitos e ideologia. Alunos mais conservadores que saem do comum e corrente esquerdismo em nossas universidades, relatam dificuldades impostas, notas deliberadamente baixas, e perseguição dos próprios professores, em suas pesquisas e dissertações.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • D

                                                            DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                            ± 1 dias

                                                            Desculpe-me aqui o jornalista, Leonardo. O professor que teceu algumas observações, acaba infelizmente, se não totalmente mas parcialmente, culpando a direita ou liberal-conservador. Creio, como ele mesmo afirmou, o professor Magnelli, a crise remonta a 30 anos. Então, o tal negacionamismo e visão autoritária da direita nem existia. O grande problema foi a disseminação do materialismo historico dialético marxista-leninista cmo verdade absoluta. Por que não admitir que houve este viés?Por que foram renegados pensadores conservadores nas academias? Exigimos uma resposta cientifica e embasada. Raymond Aron, Ortega y Gasset, Roger Scurton,Antonio Paim, Jose Guilherme Merquior não servem?

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • R

                                                              Rodrigo Souza

                                                              ± 1 dias

                                                              Liberdade de expressão nas universidades!??? Piada. Só existe liberdade para enaltecer a esquerda...

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • J

                                                                João

                                                                ± 1 dias

                                                                Se legalizar a maconha, já dá emprego e renda para uma parte razoável dessas pessoas.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • M

                                                                  Marcelo

                                                                  ± 1 dias

                                                                  Na universidade o lado certo sempre é a esquerda, ficou muito chato. Tem uma cena em tropa de elite que retrata - ops...que ano é o filme???

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • R

                                                                    Road Warrior

                                                                    ± 1 dias

                                                                    O dialogo nas universidades federais, virou monologo: Lula Livre, Dilma Guerreira, Marx e Engels, Ciroquio da Massa e disso para pior... Só esquerdalha

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • M

                                                                      Maquiavel

                                                                      ± 1 dias

                                                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      Fim dos comentários.