• Carregando...
Alunos das federais terão de dividir o calor e o sol de janeiro com os estudos. Matheus Bannack (no centro) é um deles. | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
Alunos das federais terão de dividir o calor e o sol de janeiro com os estudos. Matheus Bannack (no centro) é um deles.| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

Dilema Estudar ou relaxar? Uma decisão a ser tomada no recesso

Férias são férias e a estudante do 2º ano de Psicologia da UFPR Violeta Tomich Sanhueza, 21 anos, vai descansar dos livros. Ela conta que professores de algumas disciplinas pediram trabalhos para março, mas eles não deverão ser feitos durante o recesso. "Apenas escolhemos o tema, os grupos de trabalho e esclarecemos as dúvidas iniciais. Mas os trabalhos serão desenvolvidos no retorno das aulas, com a devida orientação dos professores e monitores", conta.

Já na turma do 8.º período de Matemática da Federal, o pessoal vai passar janeiro com muito trabalho. Matheus Bannack, 21 anos, por exemplo, pretende se empenhar em seu TCC. "Acredito que a montagem do trabalho vai tomar boa parte do tempo. Além disso, podemos ter provas logo nas primeiras semanas de aula depois das férias e temos listas quilométricas de exercícios para as avaliações", diz.

"Apesar do recesso entre 17 de dezembro e 11 de janeiro, não haverá prejuízo para os alunos em termos de conteúdo e dias letivos. A solicitação para que os alunos estudem ou realizem atividades [nesse período] fica a critério de cada professor. Em uma das minhas disciplinas, manterei a mesma postura de qualquer aula, que é a leitura prévia de texto a ser discutido em sala."

Samira Jalil, professora de Letras e Línguas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

As férias deste verão não serão de descanso para os estudantes de universidades federais. Depois de quatro meses sem aulas por causa da greve dos professores, que terminou em meados de setembro, o conteúdo programado para o segundo semestre de 2013 apenas foi iniciado e será interrompido pelo recesso das festas de fim de ano e por algumas semanas de férias.

Para que não esqueçam o conteúdo dado na primeira parte do semestre, o ideal é que os estudantes não se desliguem completamente da matéria enquanto estiverem longe da sala de aula, revisando o que foi visto ou dedicando um tempinho a leituras complementares. O retorno aos estudos ocorre em janeiro ou início de fevereiro – datas que podem variar conforme a instituição, o câmpus e o curso – com trabalhos para entregar e um calendário sem muito espaço entre as provas.

Em 22 de dezembro, os alunos se despedem das aulas no câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A retomada do segundo semestre de 2013 será no dia 4 de fevereiro. Os professores têm cuidado para não sobrecarregar os alunos com muitas atividades e cansá-los durante o período de férias. A intenção é não encontrar os alunos com a "bateria descarregada" após o recesso, segundo Olga Harumi Saito, diretora de Graduação e Educação Profissional.

"Nesse intervalo, vou pedir para os alunos estudarem alguns tópicos para terem uma noção do que veremos no ano que vem. Também deixarei algumas atividades, pois eles não podem desligar totalmente ou acabam esquecendo o que estamos vendo", conta Olga, que também é professora de Licenciatura em Matemática e pretende receber os alunos em fevereiro com uma bela revisão da matéria.

Estratégia

A divisão do semestre em dois bimestres foi a estratégia escolhida pelo professor de Contabilidade Jorge Eduardo Scarpin, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), para diminuir a quebra no conteúdo. São dois meses de aula completados em 20 de dezembro e mais dois meses de janeiro a março. "Creio que não haverá problema. Talvez, na primeira semana de aula do ano que vem, eu tenha que rever alguns conceitos, mas nada que vá matar alguém", diz. O professor lembra que a disciplina dele é semestral e que os professores com disciplina anual ficaram mais prejudicados, pois 75% das aulas serão em 2012 e apenas 25% das aulas no ano que vem.

E aí!? O que você está planejando para as férias? Se é aluno de uma federal, como será a dedicação aos estudos? Deixe seu comentário abaixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]