• Carregando...

Apesar da boa fase que a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vive com relação ao grande aumento do número de bolsas científicas, nos bastidores existe a preocupação com o futuro do incentivo oferecido. A incerteza justifica-se pelo fato de a fase de expansão do programa Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do governo federal, ter os dias contados – está prevista para ser concluída no final de 2012.

Das 1.873 bolsas oferecidas na UFPR em 2010, 1.060 vêm do Reuni – ou seja, 56,5% do total. São 702 bolsas de mestrado e 358 de doutorado, correspondentes a cerca de R$ 17,8 milhões para este ano. Repasse que pode estar comprometido em três anos. "Ainda temos algumas questões pendentes. Já estamos preocupados com isso e negociando com o Ministério da Educação para saber qual vai ser a continuidade", diz o coordenador do programa de pós-graduação da UFPR, Edilson Sérgio Silveira.

O Ministério da Educação informou que as universidades deverão parar de receber investimentos para obras no final da primeira fase do Reuni, contudo, continuarão a receber verba do programa para a manutenção da expansão que foi estruturada na etapa inicial do projeto. Entretanto, Silveira garante que o número de bolsas na UFPR será mantido para o próximo ano. Inclusive, pode aumentar o total de benefícios para doutorandos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]