• Carregando...
Os alunos se reuniram em assembléia ontem para decidir o que fazer. Caso não haja solução, eles devem entrar na Justiça | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Os alunos se reuniram em assembléia ontem para decidir o que fazer. Caso não haja solução, eles devem entrar na Justiça| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Exame avalia rendimento dos alunos

O Enade foi criado em 2004 e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Seu objetivo é avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. O próximo exame será aplicado no dia 9 de novembro. Foram inscritos 824 mil estudantes e 722 mil estão habilitados para fazer a prova.

A cada ano, o Ministro da Educação define as áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes. A periodicidade máxima de aplicação do Enade a cada área é trienal. Neste ano serão avaliados os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, além de cursos superiores de Tecnologia.

Alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) correm o risco de não poder se formar ao fim do ano. Eles não foram inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2008, que é componente curricular obrigatório e pré-requisito para o recebimento do diploma de nível superior. Segundo o coordenador do curso Marcos Antônio Marino, o extravio da senha necessária para acessar o programa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) foi a causa da falta da inscrição. "Estávamos com a lista pronta, mas houve o problema com a senha e não havia um telefone ou outra forma de contato com o Inep para que a recuperássemos", diz.

Apesar do coordenador ter viajado até Brasília para entregar pessoalmente ao Inep a lista dos alunos, ele não obteve resposta. "Eles receberam a lista, mas não se manifestaram. Até hoje estamos aguardando uma posição oficial", conta Marino. De acordo com o diretor do Setor de Tecnologia da UFPR, Mauro Lacerda Santos Filho, o caso está sendo discutido entre as assessorias jurídicas da universidade e do Inep. "Queremos evitar danos à comunidade e ações judiciais entre as autarquias federais. O que aconteceu foi um erro burocrático e deve ser resolvido em breve", afirma.

Enquanto a UFPR ainda busca evitar danos aos alunos, estes também se mobilizam para tentar garantir a formatura. Eles se reuniram em assembléia na manhã de ontem para encontrar uma solução para o problema. De acordo com Felipe Lorenci, aluno de Engenharia e professor de Direito, foi decidido que a turma vai agir caso a situação não se resolva até o início da próxima semana. "Estamos preparados para demandar nossos direitos judicialmente caso não exista uma solução concreta para o caso", afirma.

Formatura

A aluna Sarah Virginia Gemballa Macho, que é presidente da comissão de formatura, diz que 160 estudantes estão pagando pela celebração da formatura, prevista para março de 2009. "Temos reservados o local do baile, da colação de grau e a igreja. Além disso, já estão sendo pagos os convites e a banda". Ela conta que os alunos estão assustados e desmotivados para acompanhar as últimas semanas de aula. "Estamos nos sentindo injustiçados, pois um problema tão simples pode se tornar uma ameaça para o início de nossas carreiras, impedindo nosso registro no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e impossibilitando nossa atuação como engenheiros no próximo ano." Ela conta que o investimento e o planejamento da colação de grau e baile de formatura também preocupam os estudantes. "Podemos ter grandes prejuízos com quebras de contrato. Estávamos empenhados e até hoje conseguimos somar cerca de R$ 150 mil", conta.

Marcus Araújo é aluno e tesoureiro da comissão de formatura e conta que o clima no bloco de Tecnologia da UFPR é de apreensão. "Estamos aguardando alguma solução. Os alunos não têm culpa, todos se esforçaram por cinco anos e nosso futuro profissional não pode ser ameaçado por um problema como esse", diz.

A reportagem procurou o Inep na quinta-feira passada. Foram feitos diversos contatos telefônicos com a assessoria de imprensa, mas as perguntas feitas não tiveram resposta até o fechamento desta edição. A assessoria limitou-se a informar que não tinha nenhuma informação de que a UFPR teria tratamento diferenciado dos demais casos em que cursos perdem a data de inscrição ao Enade. "Por ora, a única informação oficial que temos é que todos os prazos de inscrição ao Enade estão encerrados", afirmou uma assessora, por e-mail.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]