Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vestibular

Gazeta descobre os favoritos ao primeiro lugar da UFPR

São 44,7 mil candidatos disputando 4,1 mil vagas. Haja concorrência! No meio de tanta gente, passar já é um sucesso. Mas para alguns a pressão é ainda maior. Eles são os cotados para chegar em primeiro lugar. A repórter Tatiana Duarte, da Gazeta do Povo, pesquisou e descobriu quais são os cinco candidatos favoritos para chegarem em primeiro lugar no mais concorrido vestibular do Paraná, o da UFPR, que começa neste domingo. Eles são Renato Lorena Gomes, 21 anos, Daniela Pavin, 19 anos, Bruno Batistone Bertachi, 19 anos, Lidiane Ribeiro Giugni, 24 anos e Vicente Mazzaro Filho, 16 anos. Os reis dos simulados nos principais cursinhos de Curitiba.

Os cinco feras dos simulados vieram para a capital paranaense exclusivamente para estudar e passar no vestibular. Todos querem uma vaga no curso de Medicina, o mais concorrido desta edição do concurso, com uma disputa de 31,27 candidatos por vaga. Quatro deles já estão tentando pra valer mais de uma vez o concurso e superaram a decepção de não passar em anos anteriores. Outro aspecto comum entre os feras é viver longe dos pais e não possuir médicos na família.

Veja um perfil de cada um

Preparo extra na redação

A prova de Redação é considerada o "calcanhar de Aquiles" do candidato ao curso de Medicina da UFPR e primeiro colocado no simulado do curso Decisivo, Renato Lorena Gomes, 21 anos. Após parar os estudos por um ano para se dedicar a um time de futebol de salão de sua cidade – Rio Negro, a cerca de 100 quilômetros de Curitiba - há dois anos resolveu vir de mala e cuia para a capital se preparar. Após a derrota do ano passado, Gomes identificou seu ponto fraco e buscou o aperfeiçoamento. "Me dediquei mais para a Redação e para as provas discursivas". Morando numa república com mais cinco amigos estudantes e a namorada, o candidato começava a sua rotina diária cedo - que incluía 5 horas de estudos fora da sala de aula. Acordava às 6 h da manhã, caminhava até o cursinho e às 14h iniciava a sua maratona de dedicação, estudando até às 20 horas. Antes de dormir, uma pausa para a leitura se fazia necessária. Nos fins de semana, o fera procurava relaxar e tentava se manter longe dos livros e apostilas.

Raio-xNome: Renato Lorena GomesIdade: 21 anos Curso pré-vestibular: DecisivoQuer ser calouro de: Medicina/UFPR, Medicina/PUC-PR.Nota: 9.4Tempo de estudo: 5 horas por dia.Receita anti-estresse: relaxar nos fins de semana.

A rata da biblioteca

Se alguém durante este ano quisesse encontrar a candidata ao curso de Medicina e primeira colocada no simulado do pré-vestibular Expoente, Daniela Pavin, 19 anos, depois do horário de aula, bastava ir ate à biblioteca. Todos os dias a estudante enfrentava uma viagem de uma hora de ônibus do município de Colombo – região metropolitana de Curitiba, e passava exatas 4 horas e meia mergulhada em livros e apostilas. Depois eram mais quatro horas dentro da sala de aula. "Depois eu estudava mais um pouco à noite em casa, mas não todos os dias", disse. Esta é a terceira vez que Daniela tenta uma vaga no curso de Medicina da Federal e neste ano decidiu se preparar melhor nas disciplinas específicas de Química e Biologia. Ficar na primeira colocação do simulado não estava nos seus planos. "Foi uma surpresa. Nos anos anteriores eu sempre ficava entre o terceiro e quarto lugares, mas nunca em primeiro", disse.

Raio-xDaniela Pavin Idade: 19 anos Curso pré-vestibular: ExpoenteQuer ser caloura de: Medicina/UFPR, Medicina/UEMNota: 9.0Tempo de estudo: 4 horas e meia por dia.Receita anti-estresse: não fica pensando muito no vestibular, procura ter um tempo livre.

O 2º lugar ele já tem

Ele já conquistou o segundo lugar no curso de Medicina que bateu o recorde de concorrência dos vestibulares neste ano, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde 194 candidatos disputavam uma vaga. Bruno Batistone Bertachi, 19 anos, primeiro lugar dos simulados do pré-vestibular Positivo, veio há dois anos da cidade de Juranda, na região Oeste do estado, morar na Casa do Estudante, em Curitiba. No ano passado, Bertachi não conseguiu a aprovação para o curso de Medicina, mas passou em Engenharia da Computação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Preferiu não cursar e tentar mais uma vez neste ano com uma nova mentalidade. "Estudei bem menos e estou mais tranqüilo. Resolvi lapidar aquilo que já sabia." O tempo de estudos foi reduzido para 3 horas por dia e muita leitura complementar. Bertachi ainda resolveu dormir mais e praticar atividades físicas. Agora a ansiedade de Bertachi está em definir qual concurso fará hoje: da UFPR ou Universidade de Campinas (UNICAMP), com provas da primeira fase coincidindo.

Ficha técnicaBruno Batistone BertachiIdade: 19 anos Curso pré-vestibular: PositivoQuer ser calouro de: Medicina/UFPR, Medicina/UEM, Medicina/UNICAMP, Medicina/UNIFESPNota: 9.0Tempo de estudo: 3 horas por dia.Receita anti-estresse: dormir bem, praticar atividades físicas e relaxar nos fins de semana.

A escola pública como berço

A primeira colocada do curso pré-vestibular Acesso, Lidiane Ribeiro Giugni, 24 anos, sempre estudou em escola pública e tenta pela quinta vez uma vaga para o curso de Medicina na UFPR – o seu principal objetivo. No vestibular de inverno deste ano foi aprovada para o curso de Radiologia, do Centro de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) e mesmo tendo que se dividir nos estudos, Lidiane continua a dedicar cerca de 8 horas diárias para o concurso, fora da sala de aula. De origem humilde, a candidata veio da cidade de Andirá, no norte pioneiro do estado, para Curitiba também para se dedicar exclusivamente aos estudos. Filha de uma dona de casa e de um agricultor, mora há cinco anos sozinha num kitinete e sente que foi prejudicada nos anos anteriores porque precisou trabalhar para conseguir se manter na capital. "Era muito difícil passar o dia todo trabalhando e só ter a noite para estudar."

Ficha técnicaLidiane Ribeiro GiugniIdade: 24 anos Curso pré-vestibular: AcessoQuer ser calouro de: Medicina/UFPR, Odontologia/UEPGNota: 8.3Tempo de estudo: 8 horas por diaReceita anti-estresse: Relaxar nos fins de semana e caminhar.

O exemplo que vem de casa

O primeiro colocado nos testes simulados do Colégio Bom Jesus, Vicente Mazzaro Filho, 16 anos, vem de uma família de médicos da cidade de Canoinhas, no interior de Santa Catarina, e está em Curitiba há três anos se preparando para conquistar uma vaga num curso de Medicina. Na verdade, a vaga ele já tem. Mazzaro Filho foi aprovado como o 11º colocado para Medicina no vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) – aquele que bateu recorde de concorrência e onde 194 candidatos disputavam uma vaga. O candidato também já participou de outros dois vestibulares com treineiro. "Agora este é o primeiro que tento valendo mesmo." O seu preparo de estudos durou todo o ensino médio e neste ano Mazzaro Filho intensificou o tempo diário de estudos e mergulhava em livros e apostilas durante quatro horas e meia por dia, fora da sala de aula.

Ficha técnicaVicente Mazzaro FilhoIdade: 16 anos Curso pré-vestibular: Colégio Bom JesusQuer ser calouro de: Medicina/UFPR, Medicina/Evangélica, Medicina/USP, Medicina UNIFESP, Medicina/UEMNota: 9.1Tempo de estudo: 4 horas e meia por diaReceita anti-estresse: Jogar futebol aos fins de semana.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.