i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Modelo híbrido

Governo federal implantou 51 escolas cívico-militares durante a pandemia

  • Brasília
  • 08/11/2020 11:06
51 escolas cívico-militares foram instaladas na pandemia
216 escolas cívico-militares devem ser instaladas até 2023| Foto: Marcos Corrêa/PR/Flickr

Vitrine de campanha do governo Jair Bolsonaro, a implantação do modelo cívico-militar em algumas escolas de educação básica ocorreu mesmo em meio à pandemia. Era meta do Ministério da Educação (MEC) para 2020 transformar ao menos 54 instituições regulares de ensino. Até outubro, 51 passaram a fazer parte do projeto-piloto do Programa Nacional das Escolas Cívico Militares (Pecim), da qual também participa o Ministério da Defesa. Até 2023, o objetivo é implantar o modelo em ao menos 216 instituições.

A implementação por região se deu da seguinte forma: Norte: 15 escolas; Nordeste: 07 escolas; Centro-Oeste: 11 escolas; Sudeste: 05 escolas, e Sul: 13 escolas.

"Em que pese todas as dificuldades, a implantação está sendo concluída. Muitas missões aprendidas e estamos fazendo ajustes necessários para o programa", afirma o coronel Gilson Passos, que está à frente do Pecim.

À Gazeta do Povo, o MEC informou que o valor de repasse para cada unidade escolar é de R$ 625 mil em 2020. Inicialmente, a pasta havia anunciado transferência de R$ 1 milhão para cada instituição de ensino. Passos afirma que a mudança da cifra não ocorre em decorrência de corte orçamentário na pasta, mas em função de fatores desconsiderados pelo MEC no início. "Há questões orçamentárias que se impõem ao planejamento", afirma o coronel.

A informação é de que, das 51, apenas 24 escolas são contempladas com o repasse. Isso se dá porque essas unidades optaram pelo chamado "Modelo de Repasse de Recurso", no qual o MEC faz o aporte financeiro para as adaptações das escolas e, em contrapartida, os estados "disponibilizam militares das corporações estaduais para atuarem nas escolas selecionadas, arcando com os correspondentes custos".

As outras escolas optaram pelo "Modelo de Disponibilização de Pessoal": "o MEC disponibilizará pessoal das Forças Armadas para as Ecim [escolas cívico militares], e, em contrapartida, os estados, o Distrito Federal ou os municípios farão o aporte financeiro necessário à implementação do modelo nas escolas selecionadas".

As instituições contempladas atendem aos seguintes critérios: 1) estão em situação de vulnerabilidade social e com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); 2) estão localizadas na capital do estado ou na respectiva região metropolitana; 3) oferecem as etapas Ensino Fundamental II e/ou Médio e, preferencialmente, atenda de 500 a 1000 alunos nos dois turnos (manhã e tarde); 4) possuem a aprovação da comunidade escolar para a implantação do modelo.

Contratação de profissionais

Frente as circunstâncias que a pandemia do coronavírus impôs à educação mundo afora, como, em especial, o impedimento das atividades presenciais, militares contratados pelo MEC para o programa desempenharam atribuições diversas, tais quais:

  • Capacitação geral dos monitores no Pecim, conforme cronograma padrão estabelecido pelo MEC e sob orientação/condução direta e detalhamento do Gestor Escolar e do Gestor Educacional;
  • Auxílio/assessoramento à Direção e à Coordenação Escolar;
  • Entrega de material pedagógico para alunos da Educação Especial; 
  • Inserção do Projeto Valores nas disciplinas de Moral e Cívica e História;
  • Contato Telefônico com os responsáveis dos alunos que não entregaram atividades;
  • Capacitação (treinamento) da Equipe Escolar sobre a importância de realizar o Estágio de Primeiros Socorros, inclusive referente à Lei nº 13.722/18 (Lei Lucas).

No Paraná, por exemplo, três escolas contempladas passaram por adaptações de natureza física das instituições, sob a tutela dos militares. Os profissionais também entraram em contato com os pais de alunos a fim de reduzir o abandono escolar, trabalhar com a equipe pedagógica, realizar a distribuição de merenda, verificar se os alunos têm acesso ao material didático, entre outras ações, informou a Secretaria de Educação e Esporte do estado.

"Engenheiros da Fundepar analisaram as escolas para identificar as necessidades de cada uma. As reformas serão feitas de acordo com essas necessidades (como revitalização de piso e paredes, pintura, construção de salas, etc)", explicou a SEED.

O modelo de escolas cívico-militares proposto pelo governo federal é parcialmente inspirado no padrão dos colégios militares do Exército, das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares. Em escolas militares, a organização didático-pedagógica e financeira é exclusiva dos oficiais de segurança.

Diferentemente, nas escolas cívico-militares, a gestão é híbrida. Isso significa que, enquanto professores e demais profissionais da educação são responsáveis pela área didático-pedagógica, as forças de segurança pública atuam na gestão administrativa e formação disciplinar dos alunos.

Questionado sobre mudanças nas aulas remotas, o MEC afirmou que compreendem a implementação do programa uma avaliação diagnóstica dos alunos, um concurso de redação e a realização online do chamado "Projeto Valores". A pasta não deu mais detalhes.

Ao longo do ano, 310 profissionais, incluindo militares, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas, também foram capacitados para desempenhar as atividades sob o novo modelo. "Estes profissionais capacitados pela Decim serão os replicadores das informações para os demais profissionais de educação das escolas e para os demais militares participantes do Programa", informa o MEC. "Além dessa formação, haverá uma formação continuada, por meio de um curso EaD a ser realizado pelos profissionais das escolas referente a todo o Manual das Escolas Cívico-Militares".

21 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 21 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Ruy Guilherme

    09/11/2020 18:55:04

    É uma discussão que deve ser melhor dialogada. Sou docente em uma escola da policia militar de meu estado e existem prós e contras. De fato consigo ministrar com tranquilidade o tempo de aula pedagógico sem pedir para estudante guardar celular ou separar brigas. Entretanto não há Liberdade Pedagógica (no sentido de escolhas de instrumentos avaliativos, em especial). A busca competitiva em qual escola militar é melhor que a outra, na mesma cidade e estado, também, é um desgaste desnecessário.A meu ver, o militarismo, acredito ser uma doutrina, também. Muito diferente da doutrina Marxista, mas não é Liberal (no qual acredito que deva ser o ensino no país: base no Liberalismo Clássico).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Ruy Guilherme

      09/11/2020 18:49:02

      É uma discussão que deve

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Ciro Bachtold

        09/11/2020 16:53:51

        Observa-se a implantação de uma proposta que poderá ser viável, dependendo da forma como o processo por conduzido. Antes de elogiar ou criticar, será necessário observar a metodologia aplicada e os resultados que serão colhidos. Mas a reflexão que é possível se fazer neste momento é: como está o ensino público atual? É preciso mudar? Como e de que forma? Porque a mudança não pode ser por um modelo cívico-militar?

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • N

          Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

          09/11/2020 14:47:02

          Fico feliz pelos alunos que terão acesso a um ensino de qualidade!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • Z

            Zé Mané

            09/11/2020 13:55:54

            Devagar os alunos vão voltar a aprender Português, História, Matemática, Ciências ! Parabéns pela iniciativa dos Governos Federal e Estadual! Pena que a APP vai acabar ( kkkkk) !

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • D

              Dissenha

              08/11/2020 23:56:08

              Com certeza aprenderão muito, a começar pela importância do respeito e disciplina. Ótimo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Carlos

                08/11/2020 21:58:53

                Prêmio Nobel não sei, mas analfabeto doutrinado como saem hoje com certeznso serão

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  Eduardo Oliveira

                  08/11/2020 21:31:41

                  De acordo com o site do governo, uma dessas escolas, inaugurada por Bolsonaro no Rio de Janeiro em 14/08/2020, atenderá 560 alunos. Essa instituição recebe o tal repasse orçamentário divulgado na matéria, R$ 625 mil. Uma escola que atende 560 alunos recebendo mais de meio milhão de reais. No site do FNDE, uma notícia de maio informa que até o fim do ano a previsão seria a liberação de até R$ 900 milhões para 138 mil escolas. Divide esse valor e pega a média. É uma vergonha, UMA VERGONHA! Isso deveria ser um crime, a escola com a ideologia do governo receber cada uma mais de meio milhões de reais enquanto as outras 138 mil devem dividir o montante de 900 milhões de reais.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  4 Respostas
                  • M

                    Meg Litton

                    09/11/2020 15:20:21

                    Eduardo Oliveira: é colocar dinheiro em poço sem fundo...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • S

                    sansão

                    09/11/2020 0:57:02

                    uma vergonha!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • S

                    sansão

                    09/11/2020 0:56:07

                    Estão implantando a ditadura aos poucos,com lavagem cerebral.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Eduardo Oliveira

                    08/11/2020 21:34:15

                    E aí como que você compara a qualidade da educação? Alguém sabe me explicar? Coloca esse valor em uma escola pública qualquer que atenda algo em torno de 600 alunos e veja o resultado em alguns anos. Não é o regime da educação, é o investimento! Aí o Governo, Gazeta e cia postam notícias mostrando a eficácia dessas escolas, associando o tipo de regime educacional à performance.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • L

                  LUIZ HENRIQUE SOARES RODRIGUES

                  08/11/2020 21:24:28

                  Estudei em colegio militar e de longe, foi o melhor sistema de educacao que vi na vida, onde todos aprendiam respeito, principalmente aos professores. Quem critica nunca estudou em um.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Luis Olavo de Moura Dantas

                    08/11/2020 20:12:12

                    Obscenidade doutrinária. Mais uma vergonha para se juntar à nossa coleção.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • S

                      sansão

                      09/11/2020 0:58:03

                      doutrinação,como se ensino militar fosse superior.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • A

                      ABD58

                      08/11/2020 21:22:43

                      Chegou o afiliado da APP sindicato choramingando que só ele pode doutrinar as crianças ... HUAHUAHUAH

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Repolhinho Bocó

                    08/11/2020 18:07:11

                    Se transformar aluno em reco desse certo, o quartel seria berço de prêmio nobel.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • W

                      Walter

                      09/11/2020 17:08:58

                      Colégios Militares possuem as melhores médias de ensino no País. Seu Bocó!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • A

                      ABD58

                      08/11/2020 21:24:25

                      Como se todo mundo que tivesse no quartel tivesse feito escola militar no ensino fundamental e médio, vou acreditar que vc é ingênuo e não burrichó.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Paulo César de Castro Silveira

                    08/11/2020 14:52:14

                    pesquisa no google foto de escola militar e de escola de samba na sala de aula.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • T

                      TIAGO

                      08/11/2020 14:17:34

                      Cade os isentões elogiando? Dica: Você não verá.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.