Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Medida

Governo federal promete verba extra para estados pagarem piso do professor

Pagamento de mais recurso será no ano de 2010. MEC também realizará concurso nacional para docentes

O governo federal promete complementar o piso salarial dos professores, de R$ 950, nos estados que não conseguirem pagar o valor integral. A portaria que autoriza o repasse adicional por meio do Fundo da Educação Básica (Fundeb) será assinada nesta quinta-feira (28) pelo ministro da Educação, Fernando Haddad.

Os estados precisarão comprovar a necessidade da verba extra e receberão o dinheiro para esse fim a partir de 2010, que é quando o piso passa a ser o salário-base, sobre o qual serão acrescentados todos os adicionais. Atualmente, as redes estaduais e municipais pagam valores proporcionais do piso.

Concurso

Outra medida para tentar valorizar o magistério é a criação de um concurso nacional para ingresso na carreira. A prova deverá ser aplicada no primeiro semestre de 2010. A proposta do Ministério da Educação é montar um banco de professores aprovados no exame, no qual as redes estaduais e municipais poderão se basear para fazer a contratação.

"Alguns locais, especialmente os mais pobres, têm dificuldades em fazer concurso. Com isso, criaremos um padrão nacional. Quem quiser contratar terá acesso ao desempenho dos professores e poderá fazer convite de trabalho, conforme a ordem de classificação", afirma Haddad.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.