• Carregando...

Os jovens e adultos brasileiros que trabalham temporariamente ou que moram no Japão podem se inscrever, até esta quarta-feira (31), para os exames supletivos de ensino fundamental e médio que serão oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Embaixada do Brasil no Japão e com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed).

As inscrições podem ser feitas pelo site www.pr.gov.br/deja ou nos consulados-gerais em Tóquio e Nagóia nos dias úteis, das 9h às 15h, mediante a apresentação da carteira de identidade ou do passaporte. As provas para o ensino fundamental, idade mínima de 15 anos, serão realizadas em 22 de outubro (sábado); e para o ensino médio, idade mínima de 18 anos, serão em 23 de outubro (domingo). As duas categorias de provas serão oferecidas nas províncias de Mie, Gunma, Kanagawa e Shizuoka, onde se concentram os dekasseguis (como são denominados os trabalhadores temporários no Japão).

As provas para os exames supletivos de ensino fundamental correspondem aos conteúdos de quatro áreas do conhecimento: língua portuguesa, língua estrangeira, educação artística e educação física; história e geografia; matemática; e ciências naturais. Os conteúdos para o ensino médio se dividem em quatro áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias.

Para o ensino fundamental e médio as provas de língua portuguesa e de linguagens, códigos e suas tecnologias constam de 45 questões de múltipla escolha, valendo 45 pontos, e de uma redação, valendo 55 pontos. As provas das demais áreas têm, cada uma, 45 questões de múltipla escolha valendo 100 pontos. As provas serão feitas das 9h às 14h e das 15h às 19h, tanto no sábado (ensino fundamental) como no domingo (ensino médio). Para conseguir aprovação, o candidato deve obter nota igual ou superior a 6, numa escala de até 10.

Oferecidos desde 1999, os exames supletivos visam a facilitar a vida dos filhos de brasileiros com trabalho temporário ou residentes no Japão para que, ao retornar ao Brasil, possam cursar o ensino profissional ou superior. Terceira maior comunidade brasileira no exterior, depois dos Estados Unidos e do Paraguai, o Japão reúne, hoje, aproximadamente 270 mil brasileiros em atividade temporária, dos quais cerca de 40 mil em idade escolar.

As informações são do MEC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]