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Alunos da Escola Paulo Freire, em Curitiba, começaram a usar a plataforma Muuvit em 2015 | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Alunos da Escola Paulo Freire, em Curitiba, começaram a usar a plataforma Muuvit em 2015| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

A criança que caminhar, jogar bola e levar o cachorro para passear ganha pontos. Quanto maior for a pontuação, mais chances ela terá de fazer viagens virtuais para lugares desconhecidos.

A ideia é da Muuvit, uma plataforma da Finlândia que começa a ser usada no Brasil. Ela promove aulas divertidas, atividades físicas, dicas de alimentação saudável, cultura da paz e até o reforço do vínculo entre pais e filhos. Em Curitiba, uma das primeiras instituições a usar o sistema foi a Escola Municipal Paulo Freire, no Sítio Cercado.

O Muuvit funciona assim: movimentos físicos feitos pelos alunos podem ser trocados por pontos – numa espécie de milhagem para viagens virtuais feitas em turma, com informações sobre cada destino visitado. No ano passado, 60 alunos participaram do projeto piloto. Para 2016, serão mais turmas e professores envolvidos.

O início oficial das atividades do Muuvit está marcado para abril, aproveitando o Dia Mundial da Saúde. “As crianças aderiram rapidamente às práticas e pudemos trabalhar logo temas mais sérios propostos pela plataforma, como o respeito pelo outro e o rechaço à violência”, diz Sônia Maria Alves Domingues, professora da Escola Paulo Freire responsável pela implantação do projeto.

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Usando uma sacola com dicas, brinquedos e jogos, os estudantes podem realizar os movimentos em casa com os pais e irmãos, registrando dados e fotos no diário de bordo on-line. “O envolvimento dos colegas ajuda a estimular toda a turma”, explica Sônia.

A estudante Franciele, de 9 anos, relata que muitas brincadeiras novas que aprendeu pelo Muuvit foram ensinadas ao irmão mais novo. “Eu ficava sempre na televisão, mas agora comecei a pular corda, jogar peteca, pular fita com minha mãe e jogar com meu irmão. Agora ninguém mais quer ficar parado”, diz. Já João Pedro, também de 9 anos, ressalta a melhoria das aulas. “Ao invés de ficar em sala de aula, podemos aprender coisas novas e divertidas, além de brincar, fazer alongamento, basquete, pular corda, fazer corrida de bicicleta, não é muito melhor?”, diz.

Crianças aprendem melhor quando se movimentam

O Muuvit é usado em escolas da Finlândia desde 2000 e nos últimos anos se espalhou pela Europa e América Latina somando mais de 2 milhões de usuários. Nas escolas públicas brasileiras passou a ser ofertado gratuitamente pelo Instituto Compartilhar, parceiro do programa desde 2014. A plataforma atende mais de 100 escolas do Rio de Janeiro, de Curitiba e Pinhais, com 12 mil crianças envolvidas.

De acordo com coordenador do Muuvit no Brasil, Maxwill Braga, que fez seu mestrado em educação na Finlândia, o programa parte do princípio de que crianças aprendem melhor quando se movimentam. “Quando um costume positivo é desenvolvido na primeira infância, é mais fácil que ele dure a vida toda”, explica.

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