• Carregando...

O uso do jornal como recurso didático não é novidade nas turmas conduzidas pela professora Sônia Maria Alves Domingues, na Escola Municipal Paulo Freire, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba. A escola participa do projeto Ler e Pensar graças à ALL – América Latina Logística. "Com o jornal, consigo permear todas as áreas do conhecimento de forma atualizada e real", explica a Sônia. Tanto que neste ano ela resolveu ir além e propôs às turmas de 5º ano que construíssem o próprio jornal. "Queria que elaborassem conteúdo dentro de suas realidades", recorda. Os alunos adotaram a ideia e fizeram nascer o Lero Lero, primeiro jornal escolar da EM Paulo Freire.

Sônia afirma que consegue trabalhar todos os conteúdos curriculares, sem restrição, e ressalta melhorias na oralidade, produção escrita, argumentação e criticidade.

Lero Lero

De periodicidade trimestral, o Lero Lero é composto por editorias semelhantes às de um veículo de grande circulação. Em agosto, haverá Moda, Classificados, Sinopse, Humor, Receitas, Charges, Economia e Política.

Reunião de pauta

A primeira etapa de produção ocorre em sala de aula, onde cada grupo escolhe os assuntos que trabalharão na editoria – semelhante às reuniões de pauta que acontecem nas redações.

Deadline

Os textos são escritos pelos próprios alunos. Para a edição, seleção de fotos e revisão, eles utilizam o laboratório de informática da escola.

Rotativa escolar

A impressão do jornal é feita na escola e conta com ajuda dos pais dos alunos, que doam resmas de papel sulfite e garantem a tiragem de 700 exemplares, distribuídos na escola.

Especializados

"Divido as equipes de trabalho de acordo com as aptidões", conta Sônia. Quem gosta de desenhar e tem bons traços, fica responsável pelas charges. Já os que preferem poemas, vão para a editoria Classificados Poéticos.

Editoria Gourmet

Euclides Macedo

Julia Oliveira, Eloisy Dvulhatik, Andressa Machado Pierchack e Amanda do Amaral Taborda foram as responsáveis pela editoria Receitas, inspirada na revista Bom Gourmet. As alunas não só escrevem sobre o tema, como testam e preparam alguns quitutes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]