• Carregando...
Frutas, iogurtes, sucos e sanduíches naturais tornam o lanche mais saudável. | Priscila Forone/Gazeta do Povo
Frutas, iogurtes, sucos e sanduíches naturais tornam o lanche mais saudável.| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

Na lancheira

O lanche ideal contém:

- Vitaminas de frutas com leite integral (sem banana e maçã que oxidam após alguns minutos, deixando a preparação escura).

- Pão bisnaguinha (mini-pão de leite) com requeijão ou geleia de fruta.

- Biscoitos sem recheio (livres de gordura trans). Exemplos: bolacha polvilho, biscoito de leite.

- Salgados assados.

- Sanduíche natural (frango, atum, peito de peru, chester, queijo) preparado em casa, tendo iogurte natural como base dos patês.

- Fruta e iogurte

Fonte: Estância do Lago

Mesmo com a proibição dos refrigerantes, chocolates e frituras nas cantinas das escolas, para os especialistas o alimento mais saudável ainda é o lanche feito em casa. Ao preparar a lancheira, os pais podem garantir uma alimentação mais balanceada e saudável para seus filhos. "A criança ainda não tem maturidade para saber o que é mais saudável, e escolhe o que é mais gostoso", explica o endocrinologista Fabiano Lago.

O lanche caseiro é também mais seguro. Os pais podem controlar a qualidade dos ingredientes e ter certeza de que estão no prazo de validade. "Além de colocar seu amor e carinho na comida do filho, a mãe sabe a procedência da comida que ele está consumindo", afirma a nutricionista Thaís de Brito.

Esse hábito também ajuda a controlar a quantidade de alimento que a criança come. Portanto, é recomendável olhar a lancheira para verificar se o filho está fazendo suas refeições na escola. Além disso, mesmo com a lei em vigor, muitas crianças e adolescentes ainda dão um jeito de "driblar" as restrições. "Como eles sabem que na cantina não tem refrigerante, saem do colégio para comprar", conta a gerente da cantina do Colégio Marista Paranaense, Cleusa Maria de Oliveira Nascimento.

Além de ser bom para a saúde, o lanche preparado em casa é uma boa forma de cortar gastos. A coordenadora de viagens Milene Arzua, mãe de um menino de 11 anos e uma menina de 5, optou por fazer o lanche dos filhos para economizar. "Cada lanche que eles fazem na escola sai em torno de R$ 4", conta.

Excesso de peso

Os riscos de uma dieta inapropriada são grandes. A obesidade na infância e na adolescência é especialmente grave, pois além de afetar a auto-estima da criança, coloca sua saúde em risco. "Se uma criança ou um adolescente ganha peso, as células de gordura se multiplicam, enquanto na idade adulta elas apenas crescem de tamanho", conta Lago. Por causa disso, os efeitos do excesso de peso na infância e na adolescência são mais duradouros e tendem a causar riscos à saúde até a vida adulta.

A alimentação também tem influência direta no rendimento escolar. "Criança que não se alimenta não consegue pensar", conta Brito. Sem energia, as crianças têm mais dificuldade de prestar atenção nas aulas, sentem mais sono e acabam tendo um aproveitamento ruim nos estudos. Por isso, é importante nunca deixar a criança ir para a escola em jejum.

Escolhendo o cardápio

Na lancheira, é importante garantir a presença de vitaminas e minerais. Entre os alimentos mais recomendados, estão as frutas, o iogurte e sanduíches naturais. Para as crianças obesas ou com tendência à obesidade, a atenção deve ser maior. De acordo com Lago, alguns alimentos bastante saudáveis para crianças com peso normal podem ser muito calóricos para crianças com excesso de peso, como o suco de laranja, por exemplo. Um sanduíche "light", com pouco miolo de pão, queijo branco e peito de peru pode ser uma boa alternativa nesses casos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]