• Carregando...

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado no dia 28 de agosto, vai avaliar, principalmente, a capacidade do aluno em interpretar e contextualizar os problemas vividos no cotidiano. E, para sair-se bem, o estudante deve ficar atento para a importância da leitura na preparação para o exame.

Segundo o site do Ministério da Educação (MEC), a prova do Enem apresentará uma concepção baseada na inteligência e na construção de conhecimento. O exame tem a interdisciplinaridade como eixo central.

Sendo assim, o participante deve se preparar de uma maneira abrangente, focada nos acontecimentos do cotidiano. "É preciso fazer relações com assuntos diversos e sua referência na realidade", enfatiza Eliezer Pacheco, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A questão é como adquirir uma melhor compreensão e atingir um nível de conhecimento para desempenhar um bom papel no Enem? Especialistas dão a dica: é imprescindível ler bastante e de tudo (jornais, revistas e livros). "Além das vantagens práticas, o hábito da leitura proporciona uma riqueza de vocabulário, facilidade para escrever a redação e para resolver os problemas", explica Eliezer Pacheco.

InscriçõesAs inscrições para o Enem começaram no último dia 4 e poderão ser feitas até 6 de maio, na própria escola do candidato. A prova será realizada no dia 28 de agosto, em 727 municípios de todo o país, e é formada por 63 questões objetivas, além de uma redação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]