• Carregando...
Ler e Pensar agora é referência mundial em educação e em incentivo à leitura jovem por meio do jornal | Arquivo pessoal
Ler e Pensar agora é referência mundial em educação e em incentivo à leitura jovem por meio do jornal| Foto: Arquivo pessoal

Opinião

"Foi muito gratificante ver um programa de jornal e educação tão sólido, e que também fez um grande trabalho para mostrar seus efeitos positivos no desempenho acadêmico. Esses resultados vão ajudar todos os programas de jornal e educação do mundo a defenderem sua posição junto às autoridades do ensino e possíveis parceiros."

Aralynn Abare McMane, diretora executiva do Programa de Desenvolvimento de Jovens Leitores, Associação Mundial de Jornais e editores de Notícias (WAN)

"O Ler e Pensar teve um reconhe­cimento muito importante e que nos traz um imenso orgulho. Porém mais importante ainda são os resultados desse trabalho feito a tantas mãos. Contribuir com o desenvolvimento da nossa terra e da nossa gente é a missão que perseguimos, para que os paranaenses e a educação continuem ganhando com isso. Parabéns a todos que acreditaram nessa proposta, e que, por meio do jornal promovem a leitura e cidadania."

Ana Gabriela Simões Borges, coordenadora de projetos do Instituto GRPCom.

O projeto Ler e Pensar, criado pela Gazeta do Povo e desenvolvido pelo Instituto GRPCom, foi agraciado com o Prêmio de Jovens Leitores 2011. É a primeira vez que um jornal brasileiro recebe o prêmio Newspapers in Education, que destaca os melhores projetos de educação do mundo utilizando a mídia jornal. A Associação Mundial de Jornais (WAN) realiza o Young Readers Prize desde 1998, louvando iniciativas inovadoras de jornais que desenvolveram nos últimos 24 meses as melhores e mais efetivas atividades em áreas voltadas a leitores jovens. A Gazeta do Povo concorreu com jornais de países como Itália, França, Alemanha, Estados Unidos, Polônia, Índia, Canadá, entre outros, que participam em todas as edições do Prêmio com seus respectivos projetos de leitura jovem.

Desde sua criação, em 1999, Ler e Pensar defendeu a importância de uma educação cidadã e inclusiva por meio do uso do jornal em sala de aula. Hoje, o projeto já mobilizou mais de 5 mil professores e 600 mil alunos, e ao longo de todos esses anos colecionou uma série de importantes resultados e contribuições para a educação. Sua equipe cresceu, desenvolveu vários cursos de extensão, criou concursos culturais, distribuiu materiais literários e didáticos e conquistou o valioso aumento de 6% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 80% dos municípios atendidos.

A trajetória de sucesso do Ler e Pensar fez com que em 2003 ganhasse o reconhecimento do Ministério da Cultura, e em 2010 da Organiza­ção das Nações Unidas (ONU) pela sua contribuição ao Objetivo do Milênio 2 – Educação Básica de Qua­­lidade para todos. O projeto que agora é referência mundial em educação vem consolidando o apoio de empresas e parceiros, estreitando ainda mais os laços com a comunidade escolar e acadêmica, e mostrando que pela leitura é possível promover melhorias efetivas nos indicadores educacionais nacionais.

Por tudo isso, chegou a hora de comemorarmos em nome dos jovens leitores e do ensino de qualidade. Que história. Parabéns, Ler e Pensar, você merece!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]