• Carregando...
 | Instagram Letícia Sabatella/Giorgia Prates
| Foto: Instagram Letícia Sabatella/Giorgia Prates

Hostilizada durante uma manifestação pró-impeachment em Curitiba, no último mês de julho, a atriz Letícia Sabatella esteve neste sábado (29) no Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, em São José dos Pinhais, conhecido por inaugurar o movimento Ocupa Paraná. A própria atriz registrou o encontro com os alunos secundaristas em seu Instagram. O movimento Ocupa UFPR, dos alunos da Universidade Federal do Paraná, também acompanhou a visita dela à região metropolitana.

A atriz, que tem casa em Curitiba e costuma visitar a cidade, recitou um canto de “Ilíada”, de Homero, um dos principais poemas épicos da Grécia Antiga. O texto envolve a trajetória do herói Aquiles. Ela conheceu a escola e demonstrou apoio à resistência dos estudantes.

Instagram Letícia Sabatella/Reprodução

“É um apoio à greve dos professores e também às ocupações. Ficamos sabendo que um menino de São José dos Pinhais demonstrou vontade de conhecer a ‘Íliada’, e quando isso chegou até nós, pensamos: ‘Ok, vamos levar a peça até eles’”, explica a atriz.

O compositor Octavio Camargo, que já encenou os cantos de “Ilíada” em apresentações culturais pelo Paraná e difunde o texto do tradutor Odorico Mendes para essa obra, também participou do encontro. Segundo a atriz, os cantos envolvem tudo aquilo que gerou a sociedade (“as relações do ser humano com poder, guerra e artimanhas”) e também literatura portuguesa e linguagem (“é um agente educador”).

“Todos dessa ocupação assistiram a apresentação. Fizemos um debate, eu fiz muitas perguntas. Quis saber deles, ouvir eles. Percebi a organização do movimento, a ética aplicada na prática. Eles me mostraram a ocupação inteira. Inclusive o que tem incomodado o movimento. As mentiras que aparecem na imprensa. Ao mesmo tempo, eles selecionam tudo o que é verídico, o que é fiel. Eles se organizam de maneira emocionante. Não é possível que estejam sendo tratados com tanta violência e ignorância. É impossível não dar ouvido para o futuro”, diz a atriz, que afirma que os alunos estão estudando a Constituição e as leis: “reprimir, criminalizar uma coisa que é legitima, vai ser caro para a história de quem está fazendo isso”.

A visita já vinha sendo organizada durante a semana. De acordo com Sabatella, faltava apenas uma “brecha” na agenda. A atriz não descarta ampliar esse recital para as demais ocupações.

O Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, em São José dos Pinhais, foi o primeiro a ser ocupado por estudantes contrários à Medida Provisória que reformula o Ensino Médio. Os protestos ganharam corpo primeiro nessa cidade, onde 23 escolas ainda estão ocupadas, segundo a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Os dados são da sexta-feira (28) e mostram ainda 1.197 ocupações em todo o país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]