• Carregando...
Lula e o ex-governador do Ceará, Camilo Santana
Lula e o ex-governador do Ceará, Camilo Santana| Foto: Ricardo Stuckert / PT Oficial

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, escolheu Camilo Santana, ex-governador do Ceará e senador eleito pelo PT, para o Ministro da Educação. O nome, ainda não oficialmente confirmado, foi referendado em uma reunião nesta segunda-feira (19), em Brasília, com a participação da atual governadora do Ceará, Izolda Cela, que deverá comandar a Secretaria Nacional de Educação Básica. Também estavam na reunião Fernando Haddad, futuro ministro da Fazenda, e Elmano de Freitas, governador eleito do Ceará.

A disputa pelo comando do MEC foi acirrada entre os próprios petistas, que não aceitaram o nome de Izolda e indicaram o líder do PT na Câmara, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG). Porém, Lula já estava inclinado a dar a Santana a missão de comandar a pasta com um dos maiores orçamentos na Esplanada dos Ministérios.

Pelos bastidores da transição, o nome do ex-governador Camilo, que integrou o grupo técnico de Desenvolvimento Regional na equipe de transição, já era dado como certo há mais de uma semana. A secretaria de Educação Básica é uma das mais importantes do MEC e a meta do novo governo nessa área, segundo interlocutores da transição, será a recuperação do déficit de aprendizagem durante a pandemia.

Perfil

Nascido em Crato, na região do Cariri, Camilo é casado e pais de três filhos. É formado em agronomia na Universidade Federal do Ceará e tem mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Já atuou como deputado estadual e secretário do Desenvolvimento Agrário e das Cidades nos governos de Cid Gomes. Ele foi governador do Ceará por dois mandatos consecutivos (2015-2022). Com alto índice de popularidade, deixou o cargo no início de abril em razão da disputa eleitoral neste ano.

O cearense Camilo conseguiu ser eleito senador com maior percentual de votos no Brasil, e se projeta como uma das principais lideranças do PT no Nordeste.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]