• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Para tornar o aprendizado mais eficiente e prazeroso, a professora de Matemática Lilian Mari­lene dos Santos, do Colégio Es­­tadual Leôncio Correia, aposta em atividades dinâmicas e interativas. Seus métodos preferidos exploram os sentidos e associam a Ma­­temática a outros conhecimentos.

Um exemplo é o tabuleiro colorido de papel, confeccionado pelos próprios estudantes. "Uma ferramenta simples e eficaz para fixar a tabuada pela visualização da operação", diz Lilian. Em uma folha sulfite, o aluno traça dez colunas horizontais e dez verticais, ambas numeradas de um a dez, formando 100 quadradinhos idênticos. Cada coluna horizontal é pintada de uma cor diferente. Com uma régua em forma de "L", o estudante percorre o tabuleiro multiplicando os valores das duas colunas. Para verificar o resultado, basta contar os quadradinhos. "Quando visualizam a lógica da tabuada, os alunos passam a respondê-la sem dificuldades", afirma a professora.

Na última semana cultural do colégio, ela e seus alunos inventaram uma forma lúdica e divertida de praticar expressões algébricas: um túnel escuro feito de lona preta e repleto de surpresas táteis. Para entrar no misterioso Túnel da Matemática era preciso percorrer um caminho com números, cercado por frases e estatísticas sobre o aquecimento global – tema da semana. O estudante lançava o dado e andava até a "casa" correspondente. Mas com uma condição: acertar questões envolvendo as quatro operações básicas. "Esse tipo de brincadeira é estimulante porque exige raciocínio rápido sob pressão", comenta a professora. Dentro do túnel, o desafio algébrico continuava. A cada resposta correta, o aluno, com os olhos vendados, podia tocar objetos inusitados, como geleca (geleia de brinquedo), galhos se­­cos, baldes com água gelada, brinquedos e materiais recicláveis.

Os próprios estudantes montaram o túnel e criaram as questões. Segundo a professora, os bons resultados dessa "bagunça didática" apareceram na avaliação formal. "Eles conseguiram dar significado ao que aprenderam brincando e ficaram mais seguros com o conteúdo."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]