Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Projeto

MEC espera criar 760 mil vagas no ensino superior até 2008

O Ministério da Educação (MEC) espera gerar cerca de 760 mil novas vagas no ensino superior até 2008, com o Programa Universidade para Todos (Prouni), a criação de três novas universidades e a expansão de 31 câmpus em todo o Brasil.

Instituído pelo governo federal em 13 de setembro de 2004, o Prouni é o maior programa de bolsas de estudo da história da educação brasileira. A cada ano, as 54 universidades federais brasileiras colocam 122 mil vagas à disposição nos vestibulares. O Prouni iniciou o ano de 2005 abrindo 112 mil vagas para os estudantes de baixa renda nas instituições particulares de ensino superior.

O programa tenta modificar a difícil realidade do ensino universitário no Brasil, pois o país está entre as nações da América Latina com uma das mais baixas taxas de acesso à universidade. Hoje, só 9% dos jovens de 18 a 24 anos de idade estão na faculdade. No Chile, o índice é de 27%; na Argentina, de 39%; no Canadá é de 62%; e nos Estados Unidos, de 80%.

Bolsas

O Prouni destina-se à concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas parciais, no valor de 50%, para estudantes em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. A bolsa integral é dada a quem tem renda familiar per capita não superior a 1,5 salário mínimo e a parcial é para aqueles cuja renda per capita não exceda três salários mínimos.

O programa tem uma política de cotas pela qual as bolsas de estudo para afrodescendentes e indígenas são concedidas de acordo com a proporção dessas populações nos respectivos estados, segundo os dados do IBGE.

As informações são do Ministério da Educação.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.