• Carregando...

O Ministério da Educação (MEC) espera gerar cerca de 760 mil novas vagas no ensino superior até 2008, com o Programa Universidade para Todos (Prouni), a criação de três novas universidades e a expansão de 31 câmpus em todo o Brasil.

Instituído pelo governo federal em 13 de setembro de 2004, o Prouni é o maior programa de bolsas de estudo da história da educação brasileira. A cada ano, as 54 universidades federais brasileiras colocam 122 mil vagas à disposição nos vestibulares. O Prouni iniciou o ano de 2005 abrindo 112 mil vagas para os estudantes de baixa renda nas instituições particulares de ensino superior.

O programa tenta modificar a difícil realidade do ensino universitário no Brasil, pois o país está entre as nações da América Latina com uma das mais baixas taxas de acesso à universidade. Hoje, só 9% dos jovens de 18 a 24 anos de idade estão na faculdade. No Chile, o índice é de 27%; na Argentina, de 39%; no Canadá é de 62%; e nos Estados Unidos, de 80%.

Bolsas

O Prouni destina-se à concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas parciais, no valor de 50%, para estudantes em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos. A bolsa integral é dada a quem tem renda familiar per capita não superior a 1,5 salário mínimo e a parcial é para aqueles cuja renda per capita não exceda três salários mínimos.

O programa tem uma política de cotas pela qual as bolsas de estudo para afrodescendentes e indígenas são concedidas de acordo com a proporção dessas populações nos respectivos estados, segundo os dados do IBGE.

As informações são do Ministério da Educação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]