• Carregando...
Instituição recebe o título às vésperas de completar 15 anos fundação | Ivonaldo Alexandre/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Instituição recebe o título às vésperas de completar 15 anos fundação| Foto: Ivonaldo Alexandre/Agência de Notícias Gazeta do Povo

O Ministério da Educação (MEC) credenciou as Faculdades Integradas do Brasil, a Unibrasil, como centro universitário. A autorização ocorreu após a instituição comprovar requisitos de qualidade de ensino e receber parecer favorável do Conselho Nacional de Educação. Com a mudança de status, a instituição passa a ter autonomia para criar e fechar cursos e programas de educação superior.

A Unibrasil conta atualmente com 23 cursos de graduação, distribuídos em seis escolas, cursos de pós-graduação do tipo especialização e mestrado em Direito. A ideia de consolidar a instituição como um complexo universitário vem desde sua fundação, em 2000, segundo o presidente do complexo de ensino, Clèmerson Merlin Clève. "Temos um compromisso educacional ligado à ciência, à difusão do conhecimento e todos os projetos que a Unibrasil faz demonstram isso", defende.

Para o próximo período, a instituição pretende consolidar a escola de engenharia, abrir novos cursos e programas de mestrado e doutorado. A ampliação da pós-graduação e a comprovação de uma titulação mínima por parte dos professores são pré-requisitos para concessão do título de universidade, no futuro.

Em 2015, a Unibrasil vai centralizar os serviços que presta à comunidade. As Clínicas Integradas de Saúde terão um espaço exclusivo para atendimento à população nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Além disso, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) terá uma sede no Alto da XV. O NPJ que oferece atendimento jurídico gratuito à população carente.

O credenciamento é parte de um processo de consolidação de Curitiba como polo de ensino superior, na avaliação do professor Cléve. Além da Unibrasil, FAE e Unicuritiba receberam recentemente o título de centros universitários. A capital paranaense conta com seis universidades, sendo três públicas (Federal do Paraná, Tecnológica Federal do Paraná e Estadual do Paraná) e três privadas (Católica, Positivo e Tuiuti).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]