i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Para crianças

Mises, Scruton, Bastiat: coleção de livros infantis faz iniciação ao pensamento liberal

    • Tiago Cordeiro, especial para a Gazeta do Povo
    • 16/08/2019 10:09
    Imagem do livro infantil “Antônio e o segredo do universo em 6 lições”: menção a Mises e Bastiat.
    Imagem do livro infantil “Antônio e o segredo do universo em 6 lições”: menção a Mises e Bastiat.| Foto: Reprodução

    “Era uma vez uma garotinha que se chamava Anya. Ela adorava fazer planos para o futuro e brincar com o amigo Lucas com seu irmão Antônio e com o cãozinho Galt. Eles moravam em um país rico e distante, governado por um rei malvado que gostava de tomar as coisas das pessoas.”

    É assim que começa o livro infantil Anya e o Mistério do Sumiço do Cãozinho Galt, o primeiro volume da coleção Turminha da Liberdade. O livro conta a história do desaparecimento do cachorrinho Galt, que segue um coelho em busca de uma caverna onde “todos são amados e reconhecidos por suas VIRTUDES e você é nosso convidado por causa de sua coragem e INDEPENDÊNCIA”. Ali, diz o coelho, “não existe Rei Malvado e ninguém pode tomar as coisas do outro para viver”.

    Ao fim de sua aventura, Anya encontra o cão e aprende uma série de lições. Por exemplo: quando o cachorro some e o irmão Lucas começa a especular o motivo, Anya responde: “Nada disso, fantasmas não existem e nem monstros. Deve ter uma explicação RACIONAL ou lógica para isso”. A importância de três valores, responsabilidade individual, coragem e autoestima, é reforçada ao longo da obra, assim como virtudes independência, integridade, produtividade, honestidade.

    Segredo do universo

    Escrita por Giuliano Miotto, advogado e empresário de Goiânia e presidente do Instituto Liberdade e Justiça, a obra inaugurou a coleção A Turminha da Liberdade. “É um projeto de educação focado em valores e princípios, em formação de caráter”, explica Miotto. “A nossa ideia não é parar nos livros, queremos começar a criar materiais didáticos, ações da Turminha da Liberdade, projetos pedagógicos”.

    Voltado para crianças acima de sete anos, o trabalho ganhou continuidade com o lançamento de Antônio e o Segredo do Universo em Seis Lições, cujo protagonista é o irmão de Anya. Ele encontra o tio, Frederico, que lhe apresenta o compadre Ludovico – ele, por sua vez, resolve explicar a Antônio “seis lições importantes, que são o segredo do universo”.

    A coleção vai ganhar um terceiro volume. “Será sobre a história da arte, a importância da beleza na arte e na cultura de modo geral, baseado numa ideia do [filósofo] Roger Scruton”, explica Miotto. Em paralelo, ele prepara uma coleção chamada Heróis do Mundo Livre, que vai, nas palavras do autor, “desenvolver personagens baseados em pessoas da história que lutaram contra o nazismo, o comunismo, ou contra o fascismo, todos esses regimes totalitários”.

    Para divulgar a coleção, o advogado fez um lançamento oficial em duas escolas do Rio de Janeiro e agora vai visitar seis cidades do nordeste. “A receptividade das crianças, dos pais e dos professores tem sido muito boa”, ele conta.

    O objetivo da coleção é apresentar às crianças uma visão liberal do mundo, em que monstros não existem e os vilões são ditadores socialistas, e não patrões que valorizam a iniciativa privada. Os personagens são empreendedores: Anya sonha em inventar soluções para “algum problema das pessoas e, com isso, ganharia muito dinheiro e seria famosa”. Já Lucas gostaria de ser cientista e criar uma fábrica de remédios para crianças.

    Citações diretas

    A obra é inspirada, de alguma forma, na obra do filósofo Olavo de Carvalho? “Não”, responde o autor. “Li O Imbecil Coletivo, alguns artigos, mas não tenho relação nem vinculação com a proposta dele. Acho que ele acerta algumas coisas e outras não”. A inspiração, afirma o advogado, vem de escritores anteriores a Olavo de Carvalho.

    De fato, as referências a autores importantes para o pensamento liberal são evidentes. Anya tem nome semelhante a Ayn Rand, autora de A Revolta de Atlas, obra de 1957 que descreve um mundo distópico em que os Estados Unidos perderam seus principais industriais e empresários por culpa de uma excessiva taxação e regulamentação, dedicada a alimentar um governo corrupto. Há também uma referência bem-humorada ao empresário conservador Paulo Kogos, que surge como o Kogros, o terrível, “um garoto que pensava ser um ogro”. “Kogos sabe da referência, a ideia de fazer uma brincadeira com ele surgiu em um hang out de que participamos sobre política”.

    O tio Frederico, segundo o autor, é uma citação ao economista francês liberal que viveu na primeira metade do século 19, Frédéric Bastiat. “A Revolta de Atlas é uma clara inspiração para o primeiro livro da Turminha da Liberdade”, confirma o autor. “O tio Frederico é a referência moral para as crianças da turminha, boa parte das histórias vão se passar no sítio dele”.

    E o compadre Ludovico homenageia o famoso autor de teoria econômica liberal, o austríaco Ludwig von Mises – as “seis lições” que o compadre apresenta são diretamente inspiradas nas famosas seis lições de Mises. “O que falta hoje na formação das crianças não é necessariamente o conteúdo, as escolas já possuem, em tese, muito conteúdo”, afirma Giuliano Miotto. “O problema do sistema educacional é que ele é muito focado na avaliação, na assimilação apenas de conhecimentos, e não de valores. Crianças com valores bem estruturados têm muito mais chances de serem bem-sucedidas”.

    Leia também: O que os livros didáticos ensinam sobre Holodomor, a grande fome na China e outros fatos do século XX

    16 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 16 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • G

      Gabriel Silva

      ± 36 dias

      Colocar entre parênteses "e terraplanista" foi realmente necessário? É um absurdo fazerem isso, qualquer um que acompanha o Paulo Kogos, sabe muito bem que ele é contra a idéia de "terra plana", isso foi decepcionante e um ato de extrema má fé.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • T

        Tomas Turbando

        ± 36 dias

        O seu animal, edita esse lixo de artigo, o Kogos não é terraplanista não.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          JOSÉ IVALDO

          ± 37 dias

          Precisamos ensinar muitos valores liberais nessa sociedade contaminada pela mentalidade estatista, paternalista, marxista.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • W

            Willian Cardoso de Souza Jesus

            ± 37 dias

            Sou pai de uma filha de 4 anos e adoraria q ela pudesse ter a oportunidade de crescer com mais livros conservadores-liberais do q eu e todos da minha e de muitas outras gerações cresceram. Atualmente, ainda é praticamente impossível, já q as escolas estão totalmente contaminadas por doutrinas marxistas e gramiscianas (graças ao patrono da "educação", Paulo Freire, e td a esquerda). Por este motivo q eu parabenizo essa iniciativa de começarmos a mudar essa terrível realidade. Sonho com a possibilidade de q minha filha cresça em uma nação onde o conservadorismo e o liberalismo econômico prevaleçam na educação. Espero q essa iniciativa inspire muitas outras...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            2 Respostas
            • W

              Willian Cardoso de Souza Jesus

              ± 37 dias

              Giuliano Miotto: Eu q agradeço por dar aos nossos filhos essa valiosa oportunidade. E como um admirador da literatura, q busca despertar o msm nela (todo mês compro livros e td noite leio, pelo menos um, para ela), fico muito feliz em saber q agora terei livros infantis pra ler pra minha filha q vão mais de encontro aos meus princípios e valores. Sucesso total nessa empreitada e q Deus abençoe o projeto de vcs e inspire novos como esse.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

            • G

              Giuliano Miotto

              ± 37 dias

              Obrigado por suas palavras e saiba que nosso propósito é avançar cada vez mais para podermos ter pelo menos alternativas para nossos filhos e filhas. Nosso site é www.turminhadaliberdade.com.br

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • D

            Diogo Araujo de Souza

            ± 37 dias

            Iniciativa louvável. Já entrei no site afim de adquirir para minhas filhas.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcos Aurélio da Rocha

              ± 37 dias

              Espetacular. Sou professor de História. Na quarta-feira realizei a escolha dos livros didáticos do MEC . Analisei diversos livros e de várias editoras. Conclusão nenhum livro com abordagem liberal ou conservadora. A historiografia e interpretação predominante era de centro esquerda social democrata.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • D

                Djalma Maranhão Marques

                ± 37 dias

                Ótima iniciativa. Que venham mais!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  Fabricio

                  ± 37 dias

                  Aqui um livro de aventura e ficção baseado em ideiais conservadores de scruton, dalrymple e Chesterton, para adolescentes e adultos: https://www.amazon.com.br/HOMO-TEMPUS-QUE-SOBROU-FUTURO/dp/8592479924/ref=mp_s_a_1_1?keywords=homo+tempus&qid=1565971742&s=gateway&sr=8-1

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • G

                    Gerson

                    ± 37 dias

                    Excelentes livros! Comprei e li pro meu filho. Recomendo!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Marcio Luis Severo de Souza

                      ± 37 dias

                      É o nome do cachorrinho, Galt, é o principal personagem da Revolta de Atlsa, John Galt. Maravilhoso. Se precisarem de apoio para distribuir esses livros para todas as escolas do Brasil, eu estou disposto a ajudar.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • G

                        Giuliano Miotto

                        ± 37 dias

                        Olá Márcio, sou o autor da Turminha, se puder, mande seu contato para o email: turminhadaliberdade@gmail.com

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • A

                      ANDERSON FERNANDO DA SILVA

                      ± 37 dias

                      Já era hora! Tomara que não haja conspiração da indústria editorial para boicotar a divulgação e vendas.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        luciano

                        ± 37 dias

                        Antes tarde do que nunca

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Marcia

                          ± 37 dias

                          A proposta é bem interessante. O mercado editorial está repleto de livros com a ideologia de esquerda. Bom ter um material inspirado em conceitos liberais.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          Fim dos comentários.