• Carregando...
O professor e cientista brasileiro Sérgio Mascarenhas, falecido nesta segunda-feira (31), aos 93 anos.
O professor e cientista brasileiro Sérgio Mascarenhas, falecido nesta segunda-feira (31), aos 93 anos.| Foto: Divulgação

O físico e químico Sérgio Mascarenhas morreu na noite desta segunda-feira (31), em Ribeirão Preto (SP), aos 93 anos de idade. Ele estava internado em um hospital da cidade desde o dia 28, e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Graduado em Física pela UFRJ (1952) e em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1951), Mascarenhas foi fundador do Instituto de Física e Química da Universidade de São Paulo (IFSC/USP) e da unidade da Embrapa Instrumentação, além de ter participação na criação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ele também era presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Em 2014, aos 86 anos, criou uma startup na área de saúde (healthtech), que mais tarde deu origem à empresa brain4tech. Em nota, a empresa lamentou o falecimento de seu fundador: “A morte do cientista, físico e químico leva ao luto todos os que acreditam no desenvolvimento científico e na democratização da educação e da ciência como forma de construir um Brasil mais justo, com mais saúde e acesso, diz o comunicado.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também divulgou uma nota de pesar. "Querido por todos, o Prof. Sérgio deixa um grande legado para a ciência brasileira, tendo mantido, sempre, um forte vínculo com o CNPq, como o apoio à criação e ao desenvolvimento do Centro de Memória da instituição".

Professor no Instituto de Física de São Carlos, na USP, Sérgio Mascarenhas atuou como professor visitante de diversas universidades internacionais, como na Universidade Nacional Autonoma e Centro de Estudios Avanzados (México), Institute of Physical and Chemical Research (Japão), London University (Inglaterra), Center for Theoret. Physics Trieste e Universidade.de Roma (Itália).

Além disso, Mascarenhas fundou e dirigiu a Fundação de Pesquisas Adib Jatene (Instituto Cardiologia Dante Pazzanese SP) e implantou e dirigiu cursos de biofísica e física médica no ICTP (Trieste, Itália) a convite do Premio Nobel Abdus Salam. O professor foi reconhecido mundialmente por suas descobertas na área científica, tendo recebido diversos prêmios e títulos, como Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (Presidência da República); Gugemheim Award (EUA); Fullbright Award (EUA) e Yamada Foundation Award (Japão).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]