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“Se a Escola Osvaldo 
Cruz vem obtendo avanços contínuos no IDEB desde 2005, boa parte disso decorre do trabalho sistemático que os professores desenvolvem com o jornal em sala e também no contraturno.” Professora Mary Lúcia Medeiros Baldança. |
“Se a Escola Osvaldo Cruz vem obtendo avanços contínuos no IDEB desde 2005, boa parte disso decorre do trabalho sistemático que os professores desenvolvem com o jornal em sala e também no contraturno.” Professora Mary Lúcia Medeiros Baldança.| Foto:

O Ideb...

...é calculado com base no desempenho do estudante na Prova Brasil, Saeb e em taxas de aprovação. Os estudantes são avaliados a cada dois anos verificando suas habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas).

O Índice de ­­De­­senvol­vi­mento da Educação Básica (Ideb )de 2009, divulgado pelo Ministério da Educação no mês de julho, mostrou que vários municípios paranaenses tiveram aumento no indicador, muitas vezes superior à meta estabelecida, e o projeto Ler e Pensar comemora sua participação neste desempenho.

Entre as secretarias de educação dos 29 municípios atendidos pelo projeto em 2009, nada menos que 80% registraram avanço na pesquisa oficial que mede a qualidade e os resultados do ensino público nas escolas de educação básica. "Con­seguimos aumentar o Ideb devido ao comprometimento de todos os profissionais da nossa rede de ensino, e em função de um conjunto de ações desenvolvidas pela secretaria focando a melhoria da aprendizagem das crianças", afirma Elvira do Rocio Bezerra Geraldo, Secretária Muni­cipal de Educação e Ensino Integral do município de Paranaguá, que obteve maior crescimento entre os 29 beneficiados pelo Ler e Pensar.

A nota da rede municipal de educação de Paranaguá passou de 4,1 em 2007 para 4,8 em 2009 (17%) na pesquisa Ideb. Entre as atividades apoiadas pela Secretaria está o Ler e Pensar. "O trabalho de incentivo à leitura e a escrita proposto pelo Ler e Pensar contribuiu diretamente para nossa melhoria do Ideb. É um recurso pe­­da­­­gógico que complementa o trabalho do professor e possibilita uma melhor compreensão do mundo pe­­los alunos", analisa Elvira.

Já a rede municipal de educação de Curitiba, que figura no ranking do Ideb como a capital mais bem colocada, teve um avanço de 11,8% entre2007 e 2009, elevando a nota de 5,1 para 5,7. A professora da rede municipal de educação de Curitiba Mary Lúcia Medeiros Baldança co­­memora o contínuo avanço de sua escola no Índice e a confirma a contribuição do Ler e Pensar neste contexto. "São visíveis os resultados do projeto sobre a oralidade, produção de textos, vocabulário e nível de criticidade dos alunos. Por isso nós, da Escola Municipal Osvaldo Cruz acreditamos que parte da melhoria no desempenho do IDEB dos últimos anos, saltando de 3,8 em 2005 para 5,1 em 2007, e depois para 5,4 em 2009, deve-se ao trabalho sistemático que vimos fazendo com o jornal em sala e também no contraturno", revela.

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