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Enquanto os números nacionais de matrículas apresentam queda, os dados referentes ao Paraná estão estáveis. Há uma variação negativa na educação infantil e um acréscimo nos anos iniciais do ensino fundamental. A diferença praticamente se equivale e uma explicação para isso seria a implantação do ensino de 9 anos, que levou mais crianças para a educação regular. Jefferson Mainardes, doutor em Educação e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), confirma que a variação está relacionada com o processo de antecipação do início do ensino fundamental, que atualmente ocorre aos 6 anos de idade.

O professor destaca que a constante queda no número brasileiro de matrículas pode ser, na verdade, resultado de um ajuste na coleta de dados. Em função de informações inflacionadas em anos anteriores, os números atuais demonstram, aparentemente, redução nas matrículas. "O número de alunos está relacionado diretamente ao recurso que os governos recebem", lembra. O educador também enfatiza que é comum a migração dos estudantes de uma escola para outra, resultando em duplicidade da matrícula. A implantação, pelo MEC, do sistema informatizado Educacenso, a partir de 2007, reduziu a quantidade de incoerências.

Mainardes pondera que o estrangulamento – com a redução brusca no número de alunos matriculados no ensino médio – ainda está longe de ser resolvido. Dos quase 27 milhões de alunos inscritos no fundamental, apenas cerca de 8 milhões chegam ao ensino médio, que não é obrigatório. "Muitos têm dificuldade para completar o ensino fundamental e não procuram o ensino médio. A expectativa das pessoas é receber ensino profissionalizante, mas não há oferta. Praticamente apenas encontram educação geral, que só faz sentido para quem quer a educação universitária", diz. O professor avalia que muitos adolescentes, que poderiam estar na escola, vão direto para o mercado de trabalho. Para ele, a ampliação no número de escolas profissionalizantes no ensino médio poderia auxiliar na qualificação da mão-de-obra e ainda manter os jovens estudando por mais tempo.

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