Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

O número de estudantes que terão isenção na taxa de inscrição no Vestibular 2015/2016 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) subiu 270% em relação o ano passado. Serão 2.444 alunos isentos do valor de inscrição contra 659 do processo seletivo anterior. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (14) pelo Núcleo de Concursos da Universidade (NC).

Segundo a UFPR, um total de 8.546 candidatos solicitaram o benefício, sendo que 71,4% optaram por declarar vulnerabilidade econômica e 28,6% disseram estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). No entanto, a instituição informa que, no momento de comprovar sua vulnerabilidade socioeconômica, apenas 26,9% dos candidatos apresentaram a documentação exigida no edital; e pouco mais de 50% estavam em situação regular no CadÚnico para garantir a isenção.

“Acreditamos que o resultado obtido foi expressivo em vista dos 659 candidatos beneficiados ano passado. Mostra que continuamos no caminho certo para dar cada vez maior igualdade de oportunidades aos estudantes que buscam nossa instituição”, afirma, em nota, o diretor do NC, Mauro Belli.

Para concorrer à isenção, o candidato deveria comprovar sua participação no CadÚnico ou documentar que se encaixava na Lei 12.799/2013, que dá o benefício a quem possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]