• Carregando...

Em agosto, Larissa Carolina Rosin, de 9 anos, aluna da 4.ª série da Escola Municipal Santos Dumont, na Vila Industrial (zona oeste), escreveu uma poesia cujo tema era Londrina. A tarefa, dada pela professora Rosana Sakaguti Ferreira, chegou à semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro", na categoria poesia, e Larissa foi a terceira colocada da região Sul do País. O concurso é uma realização do Ministério da Educação (MEC).

O texto "Londrina, minha paixão" concorreu com outros 500 na semifinal do concurso, realizada em Curitiba, na semana passada. Larissa ficou com a medalha de bronze e não vai concorrer na etapa nacional, em Brasília, mas já é considerada uma vencedora na escola onde estuda. "Eu escrevi sobre as coisas que gosto em Londrina. Foi bem gostoso fazer essa poesia, eu nunca tinha escrito uma poesia tão a sério, com tanta dedicação", contou a garota, cujo lugar preferido na cidade é o Lago Igapó.

O texto foi reescrito várias vezes, até chegar à versão vencedora. "Pequena Londres para os ingleses/ Bem amada pelos japoneses/ Londrina, cidade brilhante/ Que desperta a ambição do imigrante", escreveu Larissa. Filha de um advogado e de uma professora de artes, a garota gosta de ler e tem em casa livros e revistas a sua disposição. Matemática é sua disciplina preferida e ela não pretende fazer da literatura profissão – quer seguir a carreira do pai. Larissa é disciplinada com as tarefas escolares, e gosta muito de nadar e andar de bicicleta também.

"Essa olimpíada é um concurso muito sério. É difícil ver hoje alguma coisa assim. O tempo todo fomos informados de todas as etapas", afirmou a professora Rosana. O efeito da premiação de Larissa na turma da 4ª série foi motivar os alunos a fazerem trabalhos de destaque. "A recepção na sala foi muito calorosa, a turma vibrou com essa conquista e estimulou a vontade de ter esse reconhecimento", disse a professora.Como prêmio, ela e aluna receberam livros e uma viagem a Curitiba, para participar da premiação e fazer passeios turísticos. A viagem foi custeada pelo Ministério da Educação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]