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    ROGERIO MARQUES SANTOS

    ± 0 minutos

    Felizmente, ao menos no MEC Brasília parece não estar mais no "mundo do Bob".

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  • A

    ALINE DE CARVALHO ABDELNUR

    ± 1 dias

    Ótimo artigo. Parabéns ao professor Vitor Haase, uma referência em Neuropsicologia e ensino de Matemática, além de um pesquisador e acadêmico equilibrado e sensato

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  • S

    SAMIR

    ± 2 dias

    Até que fim uma discussão mais inteligente sobre o assunto!! Inclusão radical é coisa de esquerdista, querendo puxar todos pra trás

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  • G

    Ghislene Elizabeth Wheeler

    ± 3 dias

    Também acho que a escolha deve ser do aluno especial. O MEC não faz obra, o governo local é que constrói as salas, banheiros para alunos especiais. Gostei do Movimento Capricha na Inclusão. Impor inclusão e ainda ameaça a escola com multa é andar pra trás. Professores podem se especializar e ganhar incentivo no salário. O problema de bullying muitas vezes invisíveis para alunos normais imaginem alunos especiais. Vejo que estamos amadurecendo e vamos crescer muito com este grande objetivo.

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  • S

    Simone Gonçalves

    ± 3 dias

    *Digo, sustentada no princípio da socialização.

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  • S

    Simone Gonçalves

    ± 3 dias

    Acredito que quando os pais colocam um filho na escola não fazem isso pensando apenas em sua socialização, mas muito mais em seu desenvolvimento e aprendizagem dos conteúdos escolares. Porque uma política de inclusão deve ser sustentada no princípio da socilização quando se trata de alunos com deficiência? Para a pessoa deficiente apenas conviver com pessoas não deficientes é o suficiente? Outra ideia também muito dissiminada e perversa da inclusão radical é a oportunidade que ela deve dar à criança dita normal de conviver com "o diferente". Exclusão dentro da inclusão!

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  • M

    Maria Lúcia Maranhão Bezerra

    ± 3 dias

    Boa reportagem. Bom senso, bom senso, bom senso...

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  • C

    CESAR CAVALLI SABBAGA

    ± 3 dias

    É óbvio que uma atenção diferenciada deve ser oferecida a quem tem dificuldade de acompanhar a turma, devido problemas especiais.

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  • P

    PAULA ANDRUSKO

    ± 3 dias

    Pra quem já tem experiência com educação especial sabe que esse assuntinho de inclusão é pura viagem de quem vive na cracolândia, que não tem conhecimento de causa e quer tumultuar somente.

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  • N

    Niva Alice de Oliveira Barbosa Guedes

    ± 3 dias

    O importante é atender à necessidade da criança, inclusão sem critério é uma falácia!

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  • R

    Rodrigo

    ± 3 dias

    Inclusão total com apenas uma professora em sala ? Infelizmente é impossível. Na realidade estamos forçando as nossas professoras e professores a fazerem um péssimo trabalho. Inclusão flexível é o caminho mais equilibrado.

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