• Carregando...

Você já pensou que o professor pode estar desmotivando seu filho, em vez de incentivá-lo? Segundo a educadora Delair Zermiani, autora do livro Trajetória do Sucesso, pela Editora Planeta, nem sempre os principais responsáveis pelo ensino conseguem estimular e respeitar as perspectivas e desejos dos estudantes.

O assunto foi tema de palestra da educadora em um evento do Sin­dicato dos Estabelecimentos de En­sino Particulares do paraná, no fim do mês passado. Para Delair, a formação do professor nem sempre dá conta da questão afetiva. "Os profissionais têm de se preocupar com o fator humano e despertar nos alunos a vontade de crescer", diz.

Isso nem sempre acontece, o que é considerado um problema para a educadora. "Como os estudantes vão levar seus sonhos adiante se não sentem apoio ou são reprimidos na escola?", questiona.

Para a psicopedagoga Elaine Chaves, da rede pública de ensino, o professor desmotivador é tão prejudicial quanto o o mau professor. "Ambos tiram a alegria de estudar. É preciso que o pai identifique os traços e tome as medidas necessárias. Analise o comportamento do seu filho, veja se ele gosta da escola e converse com o professor. Se algo está errado, questione a instituição", afirma.

* * * * * *

Responda

Quer saber se o professor de seu filho é motivador? Faça o teste:

1 – Quando você pergunta a seu filho como foi a aula, o que ele responde?

a) Diz que foi "normal", mas não complementa o assunto ou mostra-se insatisfeito e reclama.

b) Conta assuntos estudados e mostra-se interessado pelos assuntos.

2 – Durante as brincadeiras da criança, você percebe que:

a) Ele nunca brinca de escola e professor. Ou então, quando brinca, o professor é retratado quase como um inimigo.

b) As interpretações da escola e professores é sempre respeitosa, feitas de forma alegre e afetiva.

3 – Em uma conversa com o professor, você percebe que ele:

a) É indiferente em relação à profissão ou reclama todo o tempo de seu salário e da falta de reconhecimento.

b) Ainda que sinta certa falta de reconhecimento de sua profissão, mostra-se motivado com a carreira, demostrando satisfação em lecionar.

4 – Quanto à formação profissional, os professores da escola de seu filho:

a) Têm apenas a gradução e rara­mente participam de cursos de atua­lização e seminários.

b) Além da graduação, procuram sempre estar atualizados. Além disso, frequentam seminários e palestras e pretendem fazer (ou já fazem) cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Resposta

Se você respondeu "a" para mais de uma questão abaixo, é hora de ligar o sinal de alerta. A falta de motivação do professor ou o desinteresse do estudante pela escola podem demonstrar que existe algo errado. Segundo a educadora Delair Zermiani, o melhor a fazer é conversar com o filho e saber se o que ele deseja está sendo apoiado pelos professores e escola.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]