• Carregando...

Professores em greve da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realizam assembleias sindicais nesta quinta-feira (30) para fazer uma avaliação da greve da categoria.

Na UFPR, o encontro acontecerá no Auditório da Administração do Centro Politécnico, às 14h30. A pauta apontada pelo Apufpr, sindicato dos docentes da instituição, inclui a discussão dos informes do Comando de Greve Nacional e local e a avaliação do quadro nacional de greve. Mesmo com a circulação de um abaixo-assinado on-line pedindo a votação pela continuidade ou não da greve, o sindicato acredita que, mesmo que seja proposto o fim da greve, a maior parte dos professores será contrário a essa decisão.

Já na UTFPR a assembleia será no Auditório do Câmpus Curitiba, às 9h30. Os assuntos previstos para discussão são uma avaliação da greve da categoria e a pauta local de reivindicações entregue à Reitoria nesta segunda-feira (27), que inclui o pedido de carga horária máxima aos professores 12 horas por semana em sala de aula, como prevê a lei, para proteger a dedicação necessária à pesquisa e extensão.

Histórico da greve

Os professores das universidades federais do país estão em greve desde o dia 17 de maio e a paralisação não tem data para terminar. O governo apresentou no dia 24 de julho uma proposta de reajuste de 25% a 40% nos salários dos professores, em três parcelas até 2015, mas a oferta foi rejeitada por dois dos sindicatos que representam a maior parte dos professores, o Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) e o Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica). A categoria quer que o governo reformule o plano de carreira e garanta melhores condições de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]