Professores de colégios e de cursinhos pré-vestibulares consultados na manhã de domingo (11) elogiaram o formato e conteúdo da prova de Conhecimentos Gerais da primeira fase do Vestibular 2013 da Universidade Estadual de Londrina (UEL), aplicada no domingo. Na avaliação da professora de Língua Portuguesa e História da Arte do Colégio Universitário Sandra Arcuri, a prova está mais consistente e madura que a do ano passado. "A prova está muito bem instrumentalizada, não só do ponto de vista dos textos, mas também das imagens", afirmou.
Na opinião de Sandra, o modelo de prova adotado pela UEL neste ano convida também os professores a debaterem temas interessantes em sala de aula. "É uma conquista da liberdade do pensar político", disse. Ela garantiu que o aluno que realmente se dedicou durante o ano teve segurança para fazer a prova, que contemplou de forma versátil e com mais propriedade o conteúdo estudado no Ensino Médio.
O professor de Química do Colégio Ateneu Miguel Afonso Vargas, também só tem elogios para a prova da primeira fase. "Foi uma bela prova. Evoluiu bastante no conceito geral", opinou.
O fato de a prova ter explorado mais conteúdos de Sociologia, Filosofia e Artes, por exemplo, não desqualifica o exame na avaliação de Vargas. "Prova de primeira fase tem de ser isso mesmo. Não pode querer fazer uma prova voltada para Medicina ou Engenharia. Temos de ver que a maioria dos candidatos é da área de humanas. O Ensino Médio tem de ensinar também cultura geral", justificou.
O resultado da primeira fase do vestibular será divulgado no dia 22 de novembro, a partir das 17 horas.
Críticas
Pelo menos duas questões de biologia poderão ser discutidas pelos vestibulandos. Segundo a professora da disciplina no Colégio Ateneu Kátia Simone Rossi Peras são as questões 10 e 44 do caderno de provas tipo 1 (disponível na página da Cops na internet). Ela explicou que na questão 10, que fala sobre reprodução assistida, a afirmativa número IV, considerada correta pelo gabarito, poderia despertar dúvidas entre os estudantes apenas por uma simples troca das palavras "porque" usada na questão por "se", que na opinião da professora seria mais correto. Kátia afirma ainda que a afirmativa II considerada errada está correta. Portanto, a resposta certa seria a alternativa A e não a B.
Já a questão 44 pode ter dupla interpretação, segundo a professora de biologia. Isso por conta da elaboração do enunciado, que pedia a análise da simetria bilateral em grupos de animais. No entanto, a reposta correta apontada pelo gabarito refere-se à correlação com uma imagem disponível na prova, que é a de um ser humano. A reposta correta, na opinião da professora, é a alternativa C e não a D.
A informação oficial fornecida pela comissão organizadora do vestibular é que o gabarito oficial será divulgado antes da convocação, no próximo dia 22.



