Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vestibular

Professores elogiam prova da 1ª fase da UEL

Diferentemente do ano passado, teste de Conhecimentos Gerais trouxe conteúdo diversificado, e privilegiou a área de ciências humanas

Professores de colégios e de cursinhos pré-vestibulares consultados na manhã de domingo (11) elogiaram o formato e conteúdo da prova de Conhecimentos Gerais da primeira fase do Vestibular 2013 da Universidade Estadual de Londrina (UEL), aplicada no domingo. Na avaliação da professora de Língua Portuguesa e História da Arte do Colégio Universitário Sandra Arcuri, a prova está mais consistente e madura que a do ano passado. "A prova está muito bem instrumentalizada, não só do ponto de vista dos textos, mas também das imagens", afirmou.

Na opinião de Sandra, o modelo de prova adotado pela UEL neste ano convida também os professores a debaterem temas interessantes em sala de aula. "É uma conquista da liberdade do pensar político", disse. Ela garantiu que o aluno que realmente se dedicou durante o ano teve segurança para fazer a prova, que contemplou de forma versátil e com mais propriedade o conteúdo estudado no Ensino Médio.

O professor de Química do Colégio Ateneu Miguel Afonso Vargas, também só tem elogios para a prova da primeira fase. "Foi uma bela prova. Evoluiu bastante no conceito geral", opinou.

O fato de a prova ter explorado mais conteúdos de Sociologia, Filosofia e Artes, por exemplo, não desqualifica o exame na avaliação de Vargas. "Prova de primeira fase tem de ser isso mesmo. Não pode querer fazer uma prova voltada para Medicina ou Engenharia. Temos de ver que a maioria dos candidatos é da área de humanas. O Ensino Médio tem de ensinar também cultura geral", justificou.

O resultado da primeira fase do vestibular será divulgado no dia 22 de novembro, a partir das 17 horas.

Críticas

Pelo menos duas questões de biologia poderão ser discutidas pelos vestibulandos. Segundo a professora da disciplina no Colégio Ateneu Kátia Simone Rossi Peras são as questões 10 e 44 do caderno de provas tipo 1 (disponível na página da Cops na internet). Ela explicou que na questão 10, que fala sobre reprodução assistida, a afirmativa número IV, considerada correta pelo gabarito, poderia despertar dúvidas entre os estudantes apenas por uma simples troca das palavras "porque" – usada na questão – por "se", que na opinião da professora seria mais correto. Kátia afirma ainda que a afirmativa II – considerada errada – está correta. Portanto, a resposta certa seria a alternativa A e não a B.

Já a questão 44 pode ter dupla interpretação, segundo a professora de biologia. Isso por conta da elaboração do enunciado, que pedia a análise da simetria bilateral em grupos de animais. No entanto, a reposta correta apontada pelo gabarito refere-se à correlação com uma imagem disponível na prova, que é a de um ser humano. A reposta correta, na opinião da professora, é a alternativa C e não a D.

A informação oficial fornecida pela comissão organizadora do vestibular é que o gabarito oficial será divulgado antes da convocação, no próximo dia 22.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.