• Carregando...

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (16) as propostas da Secretaria de Educação Superior (Sesu) para o currículo de cursos superiores de cinema e audiovisual no país. A questão foi analisada por uma Comissão Especial e a conclusão do trabalho foi encaminhada em abril à Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE).

O documento diz que o audiovisual é a base das tecnologias mais contemporâneas de informação e de comunicação e tem o cinema como a matriz que estrutura as narrativas audiovisuais, fornecendo modelos para o desenvolvimento das tecnologias de produção e de difusão das imagens e sons em movimento.

De acordo com a proposta enviada ao CNE, o currículo de cinema e audiovisual de cada instituição de ensino deve conter disciplinas que contemplem os seguintes eixos: realização e produção; teoria, análise, história e crítica; linguagens; e artes e humanidades.

O documento também estabelece um perfil para o egresso do curso de cinema e audiovisual, que corresponde a um objetivo de formação aprofundada que deve ser atendido por todos os cursos da área. O diplomado deve ter competência profissional, social e intelectual em questões de criação, produção, gestão, distribuição, recepção e análise crítica referentes ao cinema e ao audiovisual, assim como às práticas profissionais e sociais relacionadas com estes, em suas inserções culturais, políticas e econômicas.

Agora a Comissão de Diretrizes Curriculares Nacionais do CNE vai avaliar o documento e decidir se aprova ou não as propostas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]