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Os vestibulares de inverno já começaram em algumas instituições de ensino mas ainda dá tempo de repassar alguns assuntos para a realização de uma boa prova. Os professores de cursinhos pré-vestibulares de História e Língua Portuguesa dão algumas dicas que podem render uns pontinhos a mais no processo seletivo.

Para as questões de História, o professor do Curso Dom Bosco, Ari Herculano de Souza, lembra que já foi o tempo em que estudar era memorizar. "Felizmente a 'decoreba' deu lugar ao raciocínio, à busca da compreensão do processo civilizatório da humanidade. Então, estudar História é compreender a dinâmica da sociedade, os processos sociais, a produção humana", afirma.

Segundo Souza, além dos conteúdos tradicionais do Ensino Médio, o vestibulando deve ficar atento aos temas de caráter sócio-políticos e culturais como: as questões geopolíticas do século XX, "Guerra Fria", "questão árabe", guerras localizadas, problemas da África; o desenvolvimento da sociedade industrial e suas influências no cotidiano das pessoas: mídia e comportamento humano, sociedade de consumo, trabalho e emprego, neo-liberalismo e suas implicações sociais; as variadas expressões culturais no decorrer da História, que compuseram o pensamento contemporâneo, expressos nas artes, na literatura, na filosofia e nas ciências; e o Brasil dentro do contexto mundial, desde o período da Colônia até os dias atuais.

Para o professor André Marcos de Paula e Silva, do Curso Expoente, os vestibulares de inverno geralmente são contemplados com a participação de candidatos bem preparados e, por isso, a concorrência torna-se mais acirrada. "Para a disciplina História, esperamos provas bem contextualizadas com questões que abordam temas como cultura e cidadania, inseridos nos conteúdos tradicionais, como Grécia, Roma e Brasil Colônia".

Concordância e regência

Quanto à disciplina de Língua Portuguesa, a professora Gláucia Lopes, do Curso Dom Bosco, lembra que em gramática, os candidatos devem ficar atentos principalmente para tópicos como: concordância verbal, concordância nominal, regência verbal e nominal, pronomes, pontuação, relação semântica das orações subordinadas, coesão e coerência dos períodos e dos textos, e ambigüidade.

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