Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ensino médio

Ranking de escolas não é prova de qualidade

São Paulo - Os resultados do Enem são apenas um dos indicativos que devem ser levados em conta na hora de escolher uma escola – e mesmo na hora de afirmar se um colégio é bom ou não, segundo especialistas. Para educadores e pedagogos, as famosas listas com as instituições cujos estudantes tiveram as maiores notas muitas vezes provocam um efeito negativo para o ensino: acirram uma competição de mercado que culmina com a escolha apenas dos melhores alunos, fazendo com que a escola deixe de ser inclusiva e de lidar com a diversidade.

"Há escolas que escolhem apenas os melhores alunos, selecionando por meio de vestibulinhos aqueles com o perfil que elas consideram adequado. E, quando esse estudante tem um desempenho ruim, em vez de a escola procurar entender o que está acontecendo para ele melhorar, ele é convidado a mudar de escola", afirma a educadora Sílvia Collelo, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Outro ponto importante ligado a esse questionamento é que, segundo pesquisas, a condição socioeconômica é um dos principais fatores no desempenho do estudante – ou seja, acesso a computador em casa, a jornais e revistas, a viagens, a bens culturais como teatros e cinemas e nível de escolaridade dos pais, que discutem temas da atualidade com o aluno, aparecem sempre como tendo um peso grande nos resultados escolares.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.