• Carregando...
Ranking Ideb por estados 2019
Ranking Ideb: Goiás e Espírito Santo foram os estados com os melhores índices para o ensino médio estadual.| Foto:

Confira o ranking Ideb 2019: o resultado anual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostrou que o ensino médio público brasileiro teve a maior alta no desde que a avaliação começou a ser feita com a atual metodologia, em 2005.

Na etapa intermediária de ensino, do 5º ao 9º ano, estes estados ocupam do primeiro ao quarto lugar do ranking geral, sem considerar se bateram ou não a meta: São Paulo, Ceará, Goiás e Paraná.

Confira o gráfico com Ranking Ideb por estados

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). De 2017 a 2019, as escolas de ensino médio estaduais tiveram um salto de 0,4 ponto no índice – de 3,5 para 3,9.

O Ideb leva em conta dois fatores: uma avaliação dos alunos nas disciplinas de português e matemática e a taxa de aprovação dos alunos informada pelas escolas.

Goiás e Espírito Santo foram os estados com os melhores índices para o ensino médio estadual: 4,7 e 4,6, respectivamente. O Paraná foi o que teve o maior crescimento, de 0,7 ponto, passando de 3,7 para 4,4.

As regiões sul e sudeste do país foram as que tiveram o aumento médio mais significativo em relação ao Ideb 2017, com 0,5 ponto. Enquanto o aumento em todas as outras regiões foi de ao menos 0,4 ponto em relação ao último Ideb, o da região norte foi de apenas 0,2.

Para os anos iniciais do fundamental, que vão do 1º ao 5º ano, a rede estadual do Paraná é a melhor do Brasil, superando inclusive a rede privada de nove estados. A rede privada do Rio de Janeiro teve a mesma pontuação no Ideb que a rede estadual do Paraná nesse quesito: 6,8.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]