• Carregando...

Dados preliminares do Censo Escolar 2008, publicados nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU), mostram que as matrículas de educação básica nas redes estaduais e municipais caíram 5% este ano, em relação a 2007, o equivalente a menos 2,5 milhões de alunos, de acordo com matéria publicada no jornal O Globo. O Ministério da Educação (MEC) informou, porém, que a estatística está incompleta, pois não foram computados todos os alunos. Os resultados definitivos sairão no fim de dezembro.

Números preliminares mostram queda nas matrículas de educação infantil (creches e pré-escolas), ensino fundamental, ensino médio e de jovens e adultos (EJA), o antigo supletivo. A única que cresceu foi a educação especial para deficientes. O total de matrículas nas redes estaduais e municipais caiu de 46,5 milhões para 43,9 milhões.

A diretora de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Gomes de Sá Pestana, diz que todos os municípios e estados já enviaram mais de 90% dos dados. Mas as informações que faltam podem alterar o quadro. Ainda assim, disse ela, é possível fazer projeções. "No ensino fundamental, teremos queda. O médio é dúvida. O infantil tenho certeza que crescerá", afirmou ela.

Os dados preliminares mostram que o ensino médio, principal gargalo do sistema educacional brasileiro, encolheu 5,5%. No ano passado, escolas estaduais e municipais atendiam a 7,4 milhões de estudantes. Em 2008, eram 6,99 milhões. Na ponta do lápis, uma diferença de 405 mil alunos.

Porém, Maria Inês afirma que o número final será outro porque falta computar dados de 1.200 escolas de São Paulo, além das matrículas de Goiás, Pará e Paraíba, entre outros. Ela explica que o governo paulista enviou as informações, mas houve um problema de transferência eletrônica e o relatório preliminar não incluiu esses estudantes.

No ensino fundamental, a queda até o momento é de 4,75% - 1,3 milhão de alunos a menos. Segundo a diretora, o motivo é demográfico: a população de crianças e adolescentes vem caindo. Mas a última Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios do IBGE, referente a 2007, mostrou aumento de 27,3 milhões para 27,6 milhões no número de estudantes de 7 a 14 anos.

A educação infantil, que considera creches e pré-escolas, aparece com retração de 0,06% nos dados preliminares. Em 2007, o Inep registrou 4,946 milhões de matrículas ante 4,943 este ano. Segundo Maria Inês, o resultado final indicará aumento, quando forem incluídas no cálculo as crianças que ficaram fora deste levantamento provisório.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]