• Carregando...

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) definiu nesta segunda-feira, com as polícias Militar e Rodoviária e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) os últimos preparativos para a realização da primeira fase do vestibular 2006 da instituição, que acontece neste domingo. Dois dias antes, na sexta-feira, será montado um plantão para atender alunos que tenham perdido seus documentos pessoais. As informações são do Jornal de Londrina.

No encontro, ficou definido que serão colocados mais ônibus coletivos com destinos aos principais locais de prova, como o campus da UEL. Também haverá um reforço de policiais nos locais de provas e nas estradas que dão acesso aos espaços de prova. Dois pontos são em Ibiporã e quatro em Cambé.

Outra mudança no dia da prova será o fluxo das avenidas que dão acesso ao campus da UEL, maior local de provas. A partir das 12 horas, a Avenida Castelo Branco estará livre apenas para o trânsito em direção à universidade. O retorno será feito pela Avenida Faria Lima. "Acreditamos que será um vestibular tranqüilo, até porque será véspera de feriado", disse a diretora administrativa da Cops, Kátia Simone Martins Mortari.

Plantão

Os 24.399 candidatos a 3.050 vagas em cursos da UEL já devem ter recebido pelos Correios o comprovante de inscrição. Nele o candidato deve anexar uma foto 3x4 recente e uma cópia do RG. O documento deve ser entregue na sala de prova neste domingo, junto com a apresentação do RG original ou da carteira de motorista com foto. Quem não recebeu o comprovante de inscrição pode obtê-lo pela internet (www.uel.br/vestibular).O candidato que tiver perdido seu documento pessoal (RG ou carteira de motorista) deve procurar a Cops, que estará de plantão na sexta e sábado, das 8 às 18 horas, e no domingo, das 8 às 12 horas.

Duas fases

Neste domingo, os candidatos respondem a 60 questões de conhecimentos gerais. Para não ser eliminado, o candidato precisa acertar pelo menos 30% da prova. A classificação para a segunda prova será feita conforme uma metodologia relacionada à concorrência em cada sistema de vaga (cotas para negros de escolas públicas, cotas para alunos de escolas públicas e sistema universal).

Em cada um desses sistemas, se a relação de candidato por vaga for de até 15, serão convocados três vezes o número de vagas em candidatos. Por exemplo, se um curso tem concorrência de 10 candidatos por vaga e 20 vagas, serão convocados os 60 candidatos que apresentarem as maiores notas na prova de conhecimentos gerais. Se o curso tiver concorrência maior que 15, serão convocados cinco vezes o número de vagas.

O número de convocados pode ser maior que esse cálculo se houver empate. Se três pessoas empatarem, as três serão classificadas. Assim a perspectiva da Cops é de sejam aprovados para a segunda fase do vestibular da UEL cerca de 11 mil candidatos, o que corresponde cerca de 45% do total de inscritos.

O resultado da primeira fase será divulgada no dia 2 de dezembro. A segunda fase acontece nos dias 18 e 19 de dezembro. Os candidatos farão provas de língua portuguesa e estrangeira, de literatura, redação e de conhecimentos específicos. No dia 21 há prova de habilidades específicas para os cursos de arquitetura, design gráfico, design de moda, educação artística e música. O resultado final do vestibular será divulgado no dia 26 de janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]