• Carregando...
Centro médico da Dell Medical School em Austin: relação com a comunidade é a base da instituição. | Ted Eytan/Creative Commons
Centro médico da Dell Medical School em Austin: relação com a comunidade é a base da instituição.| Foto: Ted Eytan/Creative Commons

Simplificar o sistema de saúde e facilitar o acesso de pacientes são os meios que a Dell Medical School (DMS) da Universidade do Texas pretende utilizar para transformar o município de Austin em uma cidade modelo de saúde. Para isso, a universidade alia tecnologia e análise de dados para confeccionar uma nova forma de atendimento à população. 

“Na nossa essência, a Dell Medical School está ligada a essa comunidade”, diz Clay Johnston, reitor da DMS. “Como parte disso, pensamos sobre o papel de uma escola de Medicina na comunidade. Estamos muito focados em pensar o que é uma cidade modelo de saúde, em como transformar Austin em uma cidade modelo de saúde”, completa. 

A relação com a comunidade de Austin é a base da DMS, que se articula através de investimentos privados, políticas públicas e esforços comunitários. De acordo com o senador e ex-prefeito da cidade, Kirk Watson, a instituição é pioneira tanto na forma como é financiada quanto no modo que ela funciona.

LEIA TAMBÉM: Inglaterra aposta na aliança entre educação e pesquisa científica

“Não se trata apenas de a Universidade do Texas em Austin ter uma escola de Medicina ou de a cidade estar pronta para ter um hospital universitário moderno”, diz. “Temos um hospital do século 21, mas esse hospital também é a principal rede de segurança em saúde para a nossa comunidade.” 

Um dos pontos de partida para o investimento público na DMS foi o aumento dos impostos sobre propriedades no município. A medida foi lançada em 2012, com apoio da comunidade local. “Não tenho dúvidas de que um dos maiores pontos a favor disso foi o fato de que a comunidade estava investindo em sistema de saúde”, aponta Watson. Além do investimento da população por meio de impostos, Kirk destaca ainda a disposição da comunidade de Austin em arriscar para inovar. 

“Pensei que a ideia era grande, mas ela acabou sendo maior do que eu pensava. E isso é parte da beleza: a comunidade estava disposta a assumir esse risco juntamente com aqueles de nós que estávamos promovendo essa ideia.”  

Parceria 

Tecnologia é um ponto crucial da faculdade de Medicina: a instituição foi criada com financiamento da Michael & Susan Dell Foundation, fundação criada por Michael Dell, presidente e CEO da Dell Technologies. Graças aos investimentos, a escola de medicina e o hospital têm tecnologia de ponta. 

“Não é segredo que o sistema de saúde não está funcionando e é muito caro”, afirmou Kristi Hendersen, professora e vice-presidente de Acesso de Pacientes e Ascensão e Transformação de Saúde da Dell Medical School, durante a última edição do South by Southwest. 

“Precisamos atender as pessoas onde elas estão e mudar o sistema de saúde para que ele não seja tão complicado”, completa. 

Para mudar esse cenário, a DMS busca usar a tecnologia como uma ferramenta para simplificar o acesso aos serviços de saúde. As inovações em pesquisa da escola de medicina ultrapassam a área médica e incluem pesquisa e análise de dados para melhor uso das tecnologias disponíveis. 

“Apenas trazer tecnologia para o sistema deixa que ele continue operando do mesmo jeito que antes”, aponta Kirsti.  

Ao alcance de todos 

Uma das estruturas oferecidas para a população de Austin é o centro de soluções Good Health, um espaço que alia serviços digitais e atendimento a pacientes. O edifício mantido pela escola de medicina, localizado no centro de Austin, abriga todos os serviços da DMS voltados para o atendimento de pacientes, serviços digitais e coordenação de serviços. 

VEJA TAMBÉM: O que um programa de ensino de Chicago pode ensinar ao Brasil

O objetivo é simplificar o acesso a serviços de saúde: com serviços digitais, os pacientes podem ter atendimento sem sair de casa ou do trabalho, com dispositivos que monitoram sua condição, videoconferências com profissionais de saúde e visitas de equipes médicas especializadas. 

“Se você está pensando em cuidar do seu pai, por exemplo, agora você pode ter uma sensação de segurança porque há um enfermeiro, um nutricionista, um farmacêutico, uma equipe à disposição do paciente, mas que também podem lhe atender por vídeo para que possam conversar e monitorar a saúde do seu familiar para que seja possível atender de forma proativa”, explica Kristi Hendersen. 

Com o sistema, pacientes com doenças crônicas complexas têm três vezes menos chances de ir ao pronto socorro. “O objetivo é poder dizer que melhoramos a saúde da população e diminuímos os custos de assistência médica”, diz. 

“Chama-se Good Health [Boa Saúde, em português] porque se trata justamente disso. Queremos que seja simples, não queremos que os consumidores pensem: ‘Isso está dentro das minhas condições? Isso faz parte do meu plano de saúde?’”, conta Kristi. “Se você quer boa saúde, você vai se conectar conosco aqui.” 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]