• Carregando...
 | Agência de Notícias Gazeta do Povo/ Antonio More
| Foto: Agência de Notícias Gazeta do Povo/ Antonio More

Apesar de o Ministério da Educação (MEC) ter voltado atrás no pedido de que as escolas filmassem crianças cantando o hino nacional, grande parte da população aprova a iniciativa. Foi o que mostrou pesquisa realizada no auge da polêmica do hino, entre os dias 25 e 28 de fevereiro, quando 62,4% dos entrevistados disseram concordar com a medida.

O levantamento foi realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, com 2.206 pessoas, com 16 anos ou mais, em 162 municípios em 26 estados mais o Distrito Federal, com margem estimada de erro de 2%. Do total, 950 das entrevistas foram realizadas no Sudeste, 596 no Nordeste, 332 no Norte e Centro-Oeste e 328 no Sul.

Durante a pesquisa, os entrevistadores também mencionaram em uma pergunta o pedido do ministro que as crianças repetissem um slogan com “menções políticas”. Nessa questão, 43,8% dos entrevistados disseram concordar “totalmente com a iniciativa de cantar o hino e com as menções políticas”; 38,6% aprovavam apenas “a iniciativa de cantar o hino”, mas não “as menções políticas”; 14,8% discordaram completamente da iniciativa e 2,7% não souberam opinar ou não quiseram responder.

Para 82,7% das pessoas consultadas também “falta mais orientação cívica nas escolas”.

A polêmica

No dia 25 de fevereiro, o MEC enviou a todas as escolas públicas e privadas do país um e-mail pedindo para que as crianças fossem colocadas em fila diante da bandeira do Brasil para cantar o hino nacional. O órgão havia solicitado ainda que os diretores filmassem o ato e lessem no final uma carta do ministro Ricardo Vélez Rodríguez na qual ele citava o slogan de campanha de Jair Bolsonaro, “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”.

A solicitação foi criticada por fomentar que as crianças repetissem uma frase política. A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do MPF chegou a exigir que o ministro apresentasse justificativa para a carta enviada às escolas em que se pedia filmagem de alunos cantando o Hino Nacional e a repetição do slogan da campanha. O ofício citava o desrespeito a 17 preceitos constitucionais e legais.

Em defesa de Vélez Rodríguez, a ministra Damares Alves, da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, lembrou, em entrevista, que o governo queria apenas ajudar a cumprir lei de 2009 que obriga a execução do hino nacional.

No dia seguinte, 26 de fevereiro, o MEC reconheceu o erro e enviou uma nova carta às escolas, retirando a frase polêmica. Em 27 de fevereiro, ainda sob críticas, o ministro fez um novo recuo e desistiu de pedir que diretores de escolas gravassem o hino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]