• Carregando...

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) do Ministério da Educação (MEC), cujas inscrições terminaram no início deste mês, preencheu 1.035 vagas das 1.500 oferecidas para estudantes estrangeiros. As vagas foram distribuídas nas 72 instituições de ensino superior conveniadas ao programa.

O motivo para a sobra de vagas é o pouco interesse pelos cursos de licenciatura. A procura maior ainda é para o curso de medicina. O PEC–G é um convênio de cooperação entre o Brasil e países em desenvolvimento que tem o objetivo de formar profissionais graduados pelas instituições brasileiras.

Os candidatos devem fazer a inscrição na Embaixada do Brasil em seu país de origem. Eles podem se inscrever em até duas opções de curso e cidade. O aluno que se candidata à vaga deve ter condições para se manter no Brasil e fazer, obrigatoriamente, o Teste de Proficiência em Língua Portuguesa, o Celpe-Bras.

Caso o país de origem do candidato não possua centros de educação brasileira, o aluno pode ser encaminhado a uma das oito instituições de ensino superior que tenha curso de português do Brasil para estrangeiros e, posteriormente, fazer o teste.

Em agosto próximo, uma comissão formada por membros do MEC e representantes de universidades vai analisar os currículos dos candidatos para proceder à seleção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]