• Carregando...

Os vestibulares da Universidade Federal do Paraná do Litoral (UFPR Litoral) e a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) reuniram 2.650 estudantes realizando provas neste domingo. No Litoral, um susto. Um acidente com caminhão fechou as duas pistas da BR-277 e por pouco não fez com que dezenas de estudantes chegassem atrasados.

Os locais de prova do primeiro vestibular da UFPR no Litoral fecharam dez minutos depois do horário previsto, às 13h40. A tolerância foi dada devido a um acidente que aconteceu na BR-277 em que vários ônibus de estudantes ficaram impedidos de continuar a viagem para o litoral.

Na Tuiuti, os portões também fecharam com uma tolerância de 10 minutos, às 13h55, para evitar que os candidatos se prejudicassem com atrasos. Com os minutinhos a mais, não foi registrado nenhum atraso nos vestibulares.

UFPR

De acordo com a assessoria de imprensa da UFPR, o teste seletivo que aconteceu em Matinhos e Paranaguá contou com 1.756 inscritos e registrou 6% de faltantes, o que representa a falta de 109 estudantes, uma porcentagem dentro da normalidade dos concursos vestibulares da UFPR.

Nenhum problema de segurança aconteceu e os atendimentos médicos, prestados em todos os cinco locais de provas, não registraram nenhum caso grave. Os poucos alunos que usaram o serviço apresentaram quadros de dor de cabeça, nervosismo e ansiedade.

Na prova, foram aplicadas 80 questões de Conhecimentos Gerais para os candidatos aos cursos de graduação e 40 questões de Conhecimentos Gerais e duas questões de Redação para os candidatos aos cursos técnicos.

O gabarito oficial das provas deve ser divulgado nesta segunda-feira (20). No dia 27 sai a lista com os candidatos aos cursos de graduação aprovados para a segunda fase, que acontece no dia 3 de julho. Nesta fase, os candidatos devem fazer a prova de Compreensão e Produção de Texto. O gabarito sai no dia 4 de julho.

Os candidatos aos cursos técnicos não participam da segunda fase. O resultado geral do vestibular está programado para sair no dia 14 de julho e as matrículas dos novos calouros devem ser feitas no dia 18. Nos dias 20 de julho e 5 de agosto serão divulgadas respectivamente a 1.ª e 2.ª chamadas complementares.

Veja a reportagem em vídeo da TV Paranaense sobre o vestibular da UFPR Litoral.

UTP

Com 1.103 inscritos, o vestibular da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), que ofereceu 2160 vagas em 36 cursos de graduação e tecnologia, também aconteceu sem problemas na tarde deste domingo em Curitiba.

Com atendimentos médicos sem qualquer gravidade, nenhum problema com a segurança, atraso ou problemas de trânsito, o vestibular foi tranqüilo e teve apenas 100 faltas registradas.

Os candidatos tiveram até as 18h para responder a questões de Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, além de questões sobre Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, mas às 17h quase 90% dos estudantes já tinham terminado a prova.

A maior dificuldade encontrada pelos candidatos foi a prova de Redação que teve o tema "Relacionamento familiar".

Outros

Mais quatro vestibulares aconteceram neste fim de semana no Paraná. A Faculdade União, de Ponta Grossa, as Faculdades Martinus, o Instituto de Educação Superior de Sarandi e a Faculdade Educacional de Medianeira (Facemed) selecionam novos alunos, tanto no sábado quanto no domingo. Para mais informações sobre as instituições, acesse a seção Universidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]