• Carregando...
Casa do Estudante da UFG é alvo de operação contra tráfico de drogas
| Foto: ROTAM

A Universidade Federal de Goiás (UFG) se manifestou em nota, nesta quarta-feira (22), sobre a prisão de estudantes envolvidos com tráfico de drogas dentro da Casa do Estudante Universitário da UFG - Câmpus Colemar Natal. Na última terça-feira (21), uma equipe da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) prendeu seis pessoas moradoras no CEU, entre eles 3 estudantes e 1 ex-estudante, e uma quantidade significativa de drogas.

Leia também: TCU determina que Capes investigue irregularidades em bolsas da UFSC

Registro da equipe da ROTAM:

"Desde outubro de 2017 já foram realizadas 60 (sessenta) abordagens em conjunto com a PM nos câmpus das Regionais Goiânia", afirma a UFG.

Leia também: Deputados investigam quem banca viagens luxuosas e salários de professores de até 48 mil

A instituição também já solicitou a "abertura de investigações junto à Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (DENARC), à Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) e à Superintendência Regional da Polícia Federal (DPF) sobre diferentes denúncias feitas pela comunidade de possíveis ilícitos ocorridos no âmbito da UFG".

Caso

A primeira abordagem, de acordo com a Rotam, foi feita no Setor Universitário, região central de Goiânia, onde se concentram as unidades de ensino superior. "A gente abordou três pessoas, das quais duas alugaram um apartamento no Setor Universitário exclusivo para o tráfico de drogas", conta o tenente Vorigues. O "cabeça", segundo ele, é ex-estudante do curso de Agronomia da UFG e ex-morador da Casa do Estudante.

"Ele nos contou que começou a traficar na Casa Estudantil de Colemar Natal, no início do curso de Agronomia. Foi crescendo, saiu da CEU e alugou um apartamento exclusivo para o tráfico", conta o tenente. "É ele quem distribui as drogas para os moradores da Casa Estudantil revenderem para outros estudantes".

À Gazeta do Povo, o tenente Vorigues afirmou que o distribuidor ainda denunciou um maior ponto de venda de drogas no campus da UFG de Itatiaia. "O senhor acha que pegou muita coisa aqui? Você não sabe o que acontece no campus de Itatiaia", disse ele ao tenente. A investigação está a cargo da Polícia Civil e da Polícia Federal.

Na casa, foram encontrados com os suspeitos "peças de maconha, pacotes de “maconha natural”, comprimidos de ecstasy, três balanças de precisão e mais R$ 1.172,00 em espécie". Parte das drogas estava escondida em um colchão.

Um dos alunos estuda Pedagogia, outro Ciências Sociais e outro Engenharia Mecânica. Eles foram autuados por tráfico de drogas.

Leia a nota da UFG:

A propósito dos fatos ocorridos ontem, 21/05, na Casa do Estudante (CEU I), no Câmpus Colemar Natal e Silva, Setor Universitário, em que três estudantes da Universidade Federal de Goiás foram detidos sob a suspeita de tráfico de drogas, prestamos os seguintes esclarecimentos:

  1. A Universidade acompanha atentamente os fatos ocorridos sempre exigindo a atenção ao devido processo legal, à ampla defesa, à presunção da inocência e às garantias individuais. A Administração Superior esteve presente desde o acesso da Rotam à CEU I até o encaminhamento dos envolvidos à Central de Flagrantes. Cabe ressaltar que em todos esses momentos os agentes envolvidos prestaram todas as informações solicitadas, zelando pelo profissionalismo e cuidado.
  2. A UFG ressalta a importância do trabalho desenvolvido pelos órgãos de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal) em ações de prevenção, repressão e investigação de eventuais ilícitos penais (aos crimes de furtos, assaltos, tráfico de drogas) cometidos dentro e fora da UFG, preservando-se a autonomia universitária. Nesse sentido, desde outubro de 2017 já foram realizadas 60 (sessenta) abordagens em conjunto com a PM nos câmpus das Regionais Goiânia. A UFG vem solicitando abertura de investigações junto à Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (DENARC), à Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) e à Superintendência Regional da Polícia Federal (DPF) sobre diferentes denúncias feitas pela comunidade de possíveis ilícitos ocorridos no âmbito da UFG.
  3. A Administração Superior da UFG colabora com as investigações da Polícia Civil, atende os pedidos dos representantes das partes envolvidas, bem como tomará as devidas providências previstas em seu Estatuto e Regimento Geral, dentre as quais a solicitação de abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar possíveis responsabilidades.
  4. A UFG entende que a violência não é fato isolado ou pontual, ao contrário, permeia estruturalmente toda a sociedade e, por isso, as medidas preventivas e de enfrentamento à criminalidade devem ser pensadas e adotadas a partir de políticas públicas efetivas e consistentes, sempre envolvendo a comunidade, o poder público e as diversas instituições do país.
  5. A UFG vem adotando medidas de prevenção e enfrentamento ao tráfico de drogas e outros delitos, tendo criado, em 2018, a Secretaria de Promoção da Segurança e dos Direitos Humanos e, ainda, o Conselho de Promoção da Segurança e dos Direitos Humanos, com o objetivo de implementar uma política institucional voltada à segurança, à construção da cidadania e ao bem-estar da comunidade universitária.
  6. A UFG reitera o seu compromisso com os valores democráticos, com a diversidade cultural e com a cultura da paz, ressaltando a importância da convivência social pacífica e de proteção e defesa dos direitos humanos.

Secretaria de Promoção da Segurança e dos Direitos Humanos da UFG.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]