• Carregando...

Atualizado às 15h16 de 09/08/05

O próximo vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai ter novas mudanças. Os candidatos aos cursos de Matemática, Matemática Industrial e Estatística vão passar por uma terceira fase. Além disso, a instituição implantou uma categoria de "treineiros", para aqueles estudantes que fazem o vestibular mas ainda não terminaram o Ensino Médio.

A 1.ª fase do processo seletivo 2006 da UFPR vai acontecer no dia 20 de novembro, com a prova de Conhecimentos Gerais. A 2.ª fase acontece em dois dias. Em 11 de dezembro, todos os candidatos enfrentam a prova de Compreensão e Interpretação de Textos. No dia 12, candidatos a 24 cursos fazem as provas específicas de Matemática, Química, Física, Biologia, Geografia e História. No mesmo dia, quem disputa uma vaga em Desenho Industrial e Arquitetura e Urbanismo faz a prova de Habilidade Específica.

A UFPR decidiu manter o início do vestibular para a tarde, por considerar o horário melhor. As provas serão aplicadas das 14h às 19h em todos os dias. O último vestibular foi o primeiro a acontecer à tarde.

As inscrições abrem no dia 21 deste mês e vão até as 12 horas de 12 de setembro. Elas poderão ser feitas somente pela internet, no site www.ufpr.br. A taxa vai custar R$ 75, um real a menos do que no ano passado. A UFPR tenta a cada ano diminuir o preço da taxa de inscrição para favorecer as pessoas de baixa renda. Há quatro anos atrás, a taxa era de R$ 85.

O sistema de cotas continua da mesma maneira em que foi aplicado no último vestibular. Em todos os cursos da instituição, 20% das vagas são reservadas para estudantes de escolas públicas e outros 20% são destinados a estudantes negros. No primeiro caso, os candidatos devem ter estudado o ensino fundamental e o ensino médio inteiramente em escolas públicas. No segundo, os candidatos devem ter aparência de negro, e não simplesmente ter algum parente negro.

Treineiros e 3ª fase

Os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio - e portanto não poderiam se matricular na UFPR caso passassem no vestibular - têm agora uma categoria especial: a dos treineiros. "Essa medida foi adotada para resolver o problema de pessoas que tomavam as vagas de candidatos aptos", explicou o reitor da universidade, Carlos Moreira Júnior, em entrevista coletiva nesta segunda-feira. Os treineiros podem participar também da segunda fase.

A grande mudança para este vestibular, a terceira fase, é para tentar diminuir o número de vagas ociosas em alguns cursos. Cerca de 50% dos alunos aprovados em Matemática, Matemática Industrial ou Estatística abandonam a universidade ainda no primeiro ano. Os candidatos a esses cursos, além de precisar passar pelas duas fases normais do vestibular, vão ter que cursar duas disciplinas por um semestre: Geometria Analítica e Nivelamento em Matemática.

A classificação será feita com a soma das notas das três fases. Os alunos que não atingirem média acima de 50 e freqüência mínima de 75% serão desqualificados. Os 194 melhores colocados na avaliação das duas disciplinas serão classificados. Quem não passar fica de fora, mas vai receber um certificado da UFPR por ter concluído as duas disciplinas. "Esse é um ensaio que a universidade faz. Se for vitorioso e bom, vamos estendê-lo para outros cursos para ficar com o maior número de alunos", afirmou o reitor.

Para a terceira fase, será aberto o dobro do número de vagas disponíveis nos cursos atualmente. No total, a UFPR vai oferecer 4338 vagas em 48 cursos de graduação neste vestibular.

Para mais informações, acesse o site www.nc.ufpr.br.

Outros tópicos da matéria:

Diretores de cursinhos comentam mudanças do vestibular da UFPR

Fórum: Você é favorável ou contra as mudanças no vestibular da UFPR?

Veja entrevista da TV Paranaense com o reitor da UFPR

Confira a lista de livros pedida para a prova de Literatura do vestibular 2006 da UFPR

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]