i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Após o fim da pandemia

UFRJ aprova concessão do título de Doutor Honoris Causa a Xi Jinping

  • PorGazeta do Povo
  • 23/03/2020 10:11
xi jinping
O presidente da China, Xi Jinping| Foto: Xie Huanchi / XINHUA / AFP

Em meio à crise do coronavírus, um grupo de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pretende articular para que a instituição pública volte atrás da decisão de conceder o título de Doutor Honoris Causa ao presidente da China, Xi Jinping. A honraria ao chinês foi aprovada em reunião do Conselho Universitário (Couni), em 10 de outubro de 2019.

De acordo com a ata da sessão, a proposta foi feita pela Congregação da Escola de Química e pelo Conselho Deliberativo da Coppe (unidade da UFRJ que coordena cursos de pós-graduação em engenharia) e incluída na pauta do Couni pela reitora Denise Pires de Carvalho. A concessão foi aprovada com um voto contrário e uma abstenção.

“Tudo foi feito sem ampla divulgação, e muito rapidamente, com os pedidos feitos no final de setembro e aprovados no começo de outubro; eles queriam convidar o Xi Jinping para estar na UFRJ já em novembro”, disse um professor, descontente com o título concedido, mas que prefere ficar no anonimato por medo a retaliações.

“A UFRJ cassou com razão, em 2015, o título de Doutor Honoris Causa concedido a Emílio Garraztazu Medici, presidente do Brasil durante a ditadura militar. Não há coerência democrática em querer conceder, agora, o mesmo título a outro ditador, trocando um ditador de direita por outro de esquerda”, afirmou outro docente.

Campos de concentração e sem liberdade de expressão

Xi Jinping, 66 anos, é presidente da China desde 2012. Sob seu governo, a China realiza um forte controle da educação e da liberdade de expressão, além de perseguir qualquer pessoa contrária ao Partido Comunista. Com requintes de crueldade, como ficou evidente durante o combate ao coronavírus.

A China, por exemplo, mantém campos de concentração com mais de um milhão de prisioneiros, muitos deles muçulmanos chineses da etnia uigur. Nestes campos, eles são obrigados a abandonar a religião, jurar lealdade ao Partido Comunista ou enfrentar as consequências, que incluem detenções por tempo indeterminado, sem direito nenhum à defesa. Kairat Samarkan, um ex-prisioneiro, foi mantido na mesma posição por 12 horas, até obedecer aos guardas, conforme contou à Anistia Internacional. É comum que os prisioneiros recebam comida em estado de putrefação ou não tenham direito a tratamento médico.

Há um forte controle sobre o que se aprende em sala de aula – não se pode criticar o Partido Comunista – e censura à internet. Igrejas são fechadas compulsoriamente e são feitas fogueiras públicas com bíblias e outros livros religiosos.

A expansão do coronavírus também expôs a gravidade do desrespeito aos direitos humanos no país, desde a morte do médico Li Wenliang, que tentou alertar sobre os perigos da epidemia e foi calado, até o sofrimento das pessoas mais necessitadas, como o menino deficiente que faleceu de fome após ser abandonado sozinho quando seus familiares foram enviados à quarentena. Pessoas com problemas de saúde pré-existentes ficaram sem remédio durante os isolamentos. Mesmo sabendo do surto do coronavírus, no início, autoridades chinesas continuaram a permitir viagens e, ao final, tentaram acusar os Estados Unidos da pandemia.

Líder “aberto ao diálogo” e de visão “mais democrática”

Na UFRJ, no entanto, um dos pareceres que defendeu a concessão do título de Doutor Honoris Causa a Xi Jinping, escrito pelo professor de química da UFRJ Eduardo Falabella Souza-Aguiar, declarou que Xi Jinping seria um “líder aberto ao diálogo, com destaque mundial à sua visão mais democrática em relação à China” e que tem “estimulado o estreitamento das relações entre Brasil e China, atuando para que a China tenha se tornado um dos principais parceiros comerciais do Brasil”.

A Coppe, por sua vez, justificou o pedido de concessão pela atuação de Xi Jinping “em temas como conservação ambiental e desenvolvimento sustentável”.

A China, hoje, é o país que mais desprende gases do efeito estufa, sendo responsável por 27% das emissões globais, de acordo com o “Climate Action Tracker”, que faz análises independentes sobre o comportamento dos países após o Acordo de Paris. Apesar de ser signatária do Acordo, o relatório mostra que o país não está agindo suficiente para diminuir as emissões. A nação chegou a ultrapassar 45 vezes o limite diário de emissão de poluentes considerada aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Estudo publicado na revista Nature Energy, em 2019, informa que a poluição alcança um patamar que impede a captação de energia por painéis solares.

56 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 56 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    25/10/2020 21:55:16

    De mal a pior .......ditador cruel que mata mãe e pai , se necessário for.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Ricardo Maia

      25/10/2020 19:55:01

      Tenobrosa realidade

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • D

        Diz

        20/10/2020 10:52:31

        Vergonha. UFRJ na lata de lixo da história. Por essas aí é que votarei em Bolsonaro 2022

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          LIESSE CHICRE MELIM ABOU REJAILE

          19/10/2020 15:57:11

          Doloroso e revoltante ver uma universidade federal ,que deveria dar exemplo de democracia tomar esse tipo de atitude. Mas, o que esperar de um país sem eira nem beira.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • D

            Daniel Jr Hecke

            12/08/2020 3:59:27

            Pra ver a qualidade dos professores que estão nas federais! Tudo lixo!!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              MARCIO ARGACHOF

              04/08/2020 16:49:39

              O titulo da matéria deveria ser UERJ TRILHA CAMINHO DO TERRORISMO E CONCEDE TITULO A LIDER COMUNISTA CHINES. A Gazeta deveria ter uma opinião mais dura e firme contra o comunismo. Deveria lutar pela CRIMINALIZAÇÃO do comunismo, e sair de cima do muro de uma vez.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                Edward Lewis

                07/04/2020 10:57:41

                E a esquerdalha se esfalfa para eleger seus líderes. Por que não usam o tempo para produzir algo útil à sociedade? Protegidos por eles mesmos, sobra tempo para as guerrinhas pessoais e atos esdrúxulo como esse da reportagem. Fica fácil quando tudo isso é bancado pelo dinheiro público. Bando de intelectuais de m....

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • V

                  Valmir Gonçalves Garcia

                  06/04/2020 22:58:49

                  UFRJ é um a piada a exemplo de outras universidades brasileiras

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    André Marques Reis de Faria

                    29/03/2020 16:39:30

                    Que vergonha! Como podemos deixar nossos filhos serem instruídos por seres tão ignorantes.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      marcelo neival hillesheim de assumpção

                      24/03/2020 22:37:36

                      Vergonha!!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • S

                        Sandra Maria Alves Teixeira

                        24/03/2020 10:54:27

                        Tristeza e junto a revolta. Saber que brasileiros, membros de uma Universidade Publica, querem colaborar para que uma ditadura comunista CRUEL se apodere do nosso país! Essa história de que a China é o maior parceiro comercial do Brasil é coisa dos Governos esquerdistas do Lula e Dilma! Quem precisa do Brasil é a China e não o contrário. A China precisa da nossa comida!!!! E nós podemos produzir senão tudo quase tudo que importamos deles! Por favor, abram os olhos!!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Salvador

                          24/03/2020 1:36:28

                          Corpo docente de Universidade pública, com as devidas exceções para confirma a regra, neste país, pode produzir o quê? Apoio ao PDT, PSOL, PT, PCDB, PSB e TUDO que há de atraso. Honoris causa para ditadores de todo o planeta é uma das suas atividades. Esperem Maduro e Kin Jon -un..

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • N

                            NJB

                            24/03/2020 1:29:56

                            Estes comunistas com trabalho e dinheiro do povo Brasileiro querem o caos total de nossa Pátria! Lamentável!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luciano

                              24/03/2020 0:26:02

                              Parabéns UFRJ. Bela escolha. Na próxima vez considerar Putin e Maduro.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • Z

                                Zenão

                                24/03/2020 0:11:57

                                Não é à toa q o RJ tá como está.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Felício Turrão

                                  24/03/2020 0:03:44

                                  Certíssimo, ele merece o título de “Doutor Honóris Causa do Vírus Chinês”... Magnífico título para um canalha Comunista!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    José Cavalcante da luz filho

                                    23/03/2020 23:56:14

                                    A peste do PT,que foi a maior Praga já vivinda pelo nosso pais,infritou um monte de comunitas nas universidades. Essa é a verdade nua e crua

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Marçal

                                      23/03/2020 23:46:44

                                      Que balaio de gatos é este estado do rj. A Coppe, na UFRJ, é um dos melhores centros de pós graduação do Brasil, local de gente intelectualmente séria que faz ciência de alto nível. Acho que estão sem ter o que fazer pois derraparam na curva.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        Road Warrior

                                        23/03/2020 22:49:59

                                        A comunistada e os esquerdopatas adoram condecorar ditadores. Como gestores são melhores do que críticos do atual governo. URFJ gasta 96% do seu orçamento com folha de pagamentos... Agora adivinhem como aconteceu isso......

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • E

                                          Emerson Adam

                                          23/03/2020 22:35:31

                                          Depois acusam aqueles que desejam o extermínio dos campos de concentração de dementes que se tornaram as federais. V E R G O N H A !!!!!!!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            AJAS

                                            23/03/2020 22:11:23

                                            Esses jumentos esquerdistas ainda vão ter o que merecem!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • P

                                              Pzig

                                              23/03/2020 22:03:36

                                              Universidades aparelhadas pela esquerda, só se preocupando com politicagem e oposição e nivel de ensino degradando cada vez mais. Uma vergonha precisam fazer uma limpa nesse orfãos das tetas do PT.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                CARLOS EDUARDO DEL VALLE

                                                23/03/2020 21:38:57

                                                Infelizmente esse fato bizarro é o retrato das instituições de ensino superior federais no Brasil

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  MAURO FONSECA DE MACEDO

                                                  23/03/2020 21:32:27

                                                  Completamente ridículo! Mas ridículo por ridículo, até o Lula é Doutor Honoris Causa... É por estas e outros que as universidades federais tem que ser privatizadas!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    Antonio Carlos Rodrigues

                                                    23/03/2020 20:36:23

                                                    Esse professor não entende nada da China. **** , **** e com idolatria por motivo da ideologia. Meu genro trabalhou com empresas que a confecções de produtos eram chineses. Ficava de 15/20 dd no pais. Em períodos de 45/45 dd. Presenciava as dificuldades do povo por motivo do sistema e a pobreza. Isso em cidades no interior da China, não em Pequim e grandes cidades.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • A

                                                      Austríaco-PR

                                                      23/03/2020 20:10:06

                                                      UFRJ, Vergonha. Não foi de lá que veio aquele professor que dizia que todo o conservador merece uma boa cova, etc.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        Alexandre Paranaense

                                                        23/03/2020 19:12:03

                                                        Prá que isso? Pela polarização? Será que não teremos uma opção melhor para o segundo turno do que o PT e o Bolsonaro na próxima eleição?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • S

                                                          salcutrim

                                                          23/03/2020 18:22:43

                                                          É isso que dá essas instituições dominadas por esquerdistas. Tá na hora de tirarmos esse pessoal desses lugares mantidos por nossos impostos suados. O esquerdismo eu uma praga que consome tudo por onde passa. Esses professores deveriam ser enviados a trabalhar na China do Xi Jimping. Se eles o amam tanto, deveriam se mudar pra lá e não trazê-lo pra cá. Não queremos ele aqui.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • S

                                                            Sandra Marzullo

                                                            23/03/2020 18:14:41

                                                            Incluam nas emoções INDIGNAÇÃO/VERGONHA ALHEIA e alguns XINGAMENTOS, por favor.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • J

                                                              João Carlos Carvalho

                                                              23/03/2020 18:13:44

                                                              É na China !

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • J

                                                                João Carlos Carvalho

                                                                23/03/2020 18:12:56

                                                                Conservação ambiental para um chinês é destruir a natureza ! As principais quadrilhas de contrabando de cornos de rinoceronte ,de peles e ossos de tigre e leão , de presas de elefante , carne de pangolim e chifres de veados e antílopes são chinesas ! O mercado que adquire esses produtos provenientes da caça furtiva e na China ,que está levando muitas espécies à extinção !

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • Z

                                                                  Zé Mané

                                                                  23/03/2020 17:56:39

                                                                  Cariocas sendo cariocas.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • D

                                                                    Diz

                                                                    23/03/2020 17:40:10

                                                                    Vergonhoso, a UFRJ virou latrina do Partido Comunista. A mediocridade com segundas intenções, venceu no período do PT-PSDB et catervas.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    1 Respostas
                                                                    • J

                                                                      João Carlos Carvalho

                                                                      23/03/2020 18:05:45

                                                                      As universidades brasileiras viraram sucursais do Partido Comunista e dos sociopatas esquerdistas em geral ! Razão principal da falência do ensino universitário local ! Não há meritocracia !

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    Ana Luiza

                                                                    23/03/2020 17:31:33

                                                                    Rio sendo Rio... qual a novidade?

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • A

                                                                      A.C.T.

                                                                      23/03/2020 16:55:58

                                                                      Troca todos os reitores das universidades públicas e teremos novamente a educação de verdade!

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.