• Carregando...
 | Instituto GRPCom
| Foto: Instituto GRPCom

Quem vê de longe nem percebe que os móveis (foto) do "Cantinho da Leitura" da Escola Municipal Padre Antonio, de Quitandinha, são feitos de pneus. Os materiais, que já rodaram quilômetros, agora são mesas e banquinhos coloridos de um dos espaços mais disputados pelos estudantes. Isso só foi possível graças à Classe Especial da escola, composta por alunos com deficiência e que levaram a sério as aulas de Ciências da professora Luciane de Lima Ribas, decidindo agir em prol da reciclagem. Como participa do Ler e Pensar desde 2006, usou as orientações pedagógicas do projeto e explorou notícias que traziam a problemática do lixo. "Começamos com uma matéria da Gazeta do Povo sobre os lixões dos municípios brasileiros", conta Luciane.

Mas foram as notícias relacionadas à quantidade de pneus na natureza e a necessidade de reutilização que despertaram o ecoativismo. "Eles ficaram impressionados com as possibilidades e como sempre falavam que gostariam de fazer algo para a escola, decidiram aliar uma coisa à outra", explica. Foi aí que surgiu a ideia de montar um espaço para leitura que também despertasse a consciência ambiental entre os colegas.

A turma visitou duas borracharias para pedir doação de pneus. O resultado não poderia ser melhor: mais de 50 itens foram doados. "Tanto que deu para fazer o espaço e também a horta e o jardim", acrescenta Luciane. Os demais materiais necessários, como pedra e terra, foram cedidos pela prefeitura. Com a ajuda da professora, de funcionários da escola e outros voluntários, os alunos se envolveram em todo processo de construção. "Dividimos as atividades e trabalhamos em equipe. Fizemos desde a classificação, limpeza, até a pintura dos pneus", comenta.

Novo olhar

A atividade rendeu um novo olhar sobre o lixo. "Tem de explicar para as pessoas que o lixo causa doenças e que temos de reciclar", acredita a aluna Patrícia Angelita Donini. Na casa de Patrick Karas Opolinski a separação é supervisionada por ele mesmo. "Aprendi a separar o lixo, pois vi como fazem na associação de coletores. Tem muito lixo nos lixões e muito pode ser usado novamente", conta, referindo-se à visita que a turma fez à Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Quitandinha (Acomar).

Construindo o futuro

Para alunos que até então não haviam pensado sobre o destino do lixo, a atividade alcançou resultados pra lá de satisfatórios. "Acho que plantei uma sementinha, pois não basta explicar sobre o reaproveitamento do lixo, é preciso adotar ações que promovam mudanças de atitudes", acredita a professora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]