Se viajar para o exterior era, no passado, um dos únicos modos de se ter contato em tempo real com uma língua estrangeira, a internet encurtou, e muito, as distâncias. Com poucos cliques, estudantes de idiomas têm um mundo na língua desejada. Em tempos de globalização, a rede mundial de computadores tornou-se a principal ferramenta de auxílio ao aprendizado.
"A internet faz parte da rotina das pessoas. E como existe uma grande quantidade de páginas em outras línguas, é natural que os alunos a utilizem para desenvolver o seu aprendizado", diz Luiz Fernando Schilbenbain, diretor do Centro de Línguas Positivo.
Entre as opções frente do computador, pode-se acessar páginas de jornais e revistas internacionais. E mais. Diversos sites de relacionamentos (semelhantes ao conhecido Orkut) permitem a troca de mensagens entre pessoas de todo o mundo. Além deles, programas de mensagens instantâneas (como o MSN) também são boas pedidas para se treinar o diálogo em outras línguas.
O estudante de inglês Breno Rybak, de 12 anos, não dispensa a ferramenta para melhorar seu aprendizado. Há alguns meses, frequenta sites de jogos e bate-papos entre pessoas de diversas partes do mundo. Entre seus amigos virtuais estão moradores dos Estados Unidos e Canadá. "Conversando com eles aprendi novas palavras e sinônimos. O inglês fica mais natural. A gente começa a pensar no idioma", diz o estudante.
Ficou curioso? São diversos os endereços recomendados. Um deles é o site de relacionamentos Penpal World que promove a integração entre pessoas de diversos países. O endereço é www.penpalworld.com. Páginas de diversas universidades internacionais também contém links para a troca de mensagens.



