• Carregando...
 | Benett
| Foto: Benett

A segunda fase vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no último domingo trouxe uma imagem de Narciso olhando a si mesmo pela tela do celular, seguida de uma breve explicação sobre o mito grego. A história do rapaz que se apaixona pela própria imagem ao vê-la refletida no lago foi tema da questão um da prova de Redação e Compreensão de Texto.

Autor da ilustração, o chargista paranaense Benett diz que não gosta de fornecer uma explicação para o seu trabalho. Prefere deixar o leitor livre para criar sua própria ideia. Mas diz que o tema da ilustração é “vaidade, sobre o celular como novo espelho do narcisista”.

A crítica não foi à tecnologia, e sim ao ser humano, segundo o autor. Publicada na edição da Gazeta do Povo de 8 de julho deste ano, a imagem foi produzida em um evento de humor de São Paulo, que desafiou o artista a criar tiras com o tema “selfie”. Essa foi uma das três ideias.

O coordenador do programa Eureka, Marlus Geronasso, se arriscou em uma interpretação sobre a questão, que pedia aos candidatos que comparassem as duas versões de Narciso e se posicionassem sobre a crítica apresentada. “A questão mostra o comportamento narcísico de parcela dos jovens, preocupados em como são vistos pelos outros na tecnologia. É [sobre] o jovem que se coloca acima de todas as situações, se preocupa só contigo, é um ser individual”, avaliou.

A psicóloga Bertila Pizatto Souza, que dá aulas de Produção de Texto no Curso Positivo, também interpretou a questão como uma crítica à juventude e sua super exposição nas redes sociais. Ela compara o admirar-se a si próprio de Narciso, o grego, ao que é feito quando se tirar uma selfie. E destaca que o aluno precisava de repertório para escrever sobre um comportamento que é o dele próprio.

Tirinha X charge

Chamada de “charge” no enunciado da questão, a imagem publicada na verdade é uma “tirinha”, segundo seu autor. “A começar pelo formato, que é o de uma tira, como o próprio nome diz”. A charge, muitas vezes, também é publicada no formato horizontal, mas é específica sobre um tema de politica, futebol ou economia, obrigação que a tira não tem. “Ela pode falar de temas atuais, mas é livre. A charge é ancorada por um assunto do momento”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]