• Carregando...
 |
| Foto:

Descobrir a origem de imagens que representam cursos e profissões não é tarefa fácil. Embora muitos símbolos já façam parte do cotidiano de muita gente e se tornem uma tradição, a história e o motivo da escolha são ofuscados pelo passar dos anos. Diante dos inúmeros pedidos feitos por leitores devido à reportagem da semana passada, o Vida na Universidade foi atrás de mais insígnias e traz aqui as curiosidades relacionadas a elas.

Medicina Veterinária

O símbolo usado pelos médicos veterinários foi o desenho que venceu um concurso promovido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, em 1994. Como em Medicina, o bastão e a serpente são símbolos de Esculápio, deus da arte de curar na Grécia Antiga. O bastão colocado no centro representa um galho de árvore, significando as forças da natureza e seus poderes curativos. A serpente representa a sabedoria e a prudência usadas para preservar e regenerar a saúde. A letra "V" designa a profissão. A cobra envolta em um bastão, circundados por um anel, também é símbolo de Odontologia.

Economia

Com vários elementos, o símbolo dos economistas é explicado pelo Conselho Federal de Economia. O conjunto da folha de acanto colocada sobre uma cornucópia – vaso em forma de chifre com frutos e flores, que representa a fertilidade na mitologia greco-romana – significa a ciência da boa administração de bens. O acanto lembra a riqueza na arte helênica. O globo faz alusão ao alcance mundial da profissão. Já a roda dentada simboliza a indústria, o estágio mais adiantado da produção de bens.

Turismo

Lançado em 2003 pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo, o símbolo da profissão é formado por um globo em movimento, com o Brasil em destaque. A composição significa o profissional atuando em um mundo globalizado e seus desafios. A profissão de turismólogo foi oficializada no Brasil em 12 de janeiro de 2012, pela Lei 12.591.

Engenharia

Não existe um símbolo mundial da Engenharia. Engrenagens, roldanas e materiais de medição são usados em diversos países para fazer referência à profissão. No Brasil, o Conselho Federal de Engenharia e muitos cursos superiores usam a imagem da deusa Minerva inserida em uma moldura em forma de engrenagem. Informalmente, muitos atribuem a composição às características da deusa latina. Minerva é símbolo da sabedoria, mas também é guerreira – por isso, veste armadura, capacete, lança e escudo – e mestra em artes manuais. Engenhosa, a deusa aparece como uma grande inventora e inspiradora dos homens em projetos criativos.

Pedagogia e Filosofia

A coruja é normalmente usada para representar os cursos de Pedagogia e Filosofia – ainda que não haja um símbolo oficial para essas profissões. Na mitologia grega, ela representa a sabedoria por ser o animal símbolo da prudente deusa Atena. Há quem diga também que as características do bicho contribuíram para essa relação: ponderação, calma e olhos grandes para adquirir conhecimento. A atividade noturna da coruja seria outro indício para os gregos da sua relação com a inteligência, período considerado mais apropriado para a reflexão.

Leia também: Os símbolos que regem as profissões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]